Política Internacional
Trump acusa Brasil de ser um dos piores parceiros comerciais e denuncia "execução política" contra Bolsonaro
Presidente americano endurece críticas ao governo brasileiro, defende ex-presidente e justifica tarifa de 50% sobre produtos nacionais
14/08/2025
16:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a criticar duramente o Brasil nesta quinta-feira (14), afirmando que o país é “um dos piores parceiros comerciais do mundo” e que promove uma “execução política” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). As declarações foram feitas a jornalistas no Salão Oval da Casa Branca.
Segundo Trump, o Brasil impõe tarifas “enormes” aos produtos americanos, enquanto, historicamente, os EUA cobraram pouco ou quase nada.
“O Brasil tem sido um parceiro comercial horrível em termos de tarifas. Eles nos cobram tarifas muito maiores do que nós cobrávamos deles. Praticamente não cobramos nada”, disse o presidente americano.
Trump afirmou que, por isso, decidiu aplicar uma tarifa de 50% sobre diversos produtos brasileiros.
“Agora estão sendo cobrados com tarifas de 50%, e não estão felizes, mas é assim que as coisas são”, declarou.
Questionado sobre a aproximação comercial do Brasil e do México com a China, Trump disse não ver risco imediato, mas voltou a reforçar que o Brasil “tratou muito mal” os Estados Unidos como parceiro comercial.
Apesar da crítica, dados oficiais mostram que o Brasil acumula déficit comercial com os EUA há 17 anos — em 2025, até agora, a vantagem americana é de US$ 1,6 bilhão.
Exportações brasileiras para os EUA: petróleo bruto, café, bens de ferro e aço
Importações do Brasil: principalmente componentes de aeronaves
Trump também aproveitou para criticar a situação jurídica de Jair Bolsonaro, preso preventivamente desde 5 de agosto por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do STF.
“O Brasil tem leis muito ruins acontecendo. Pegaram um presidente e o colocaram na prisão ou estão tentando prendê-lo. Eu conheço esse homem, acho que ele é honesto e o que estão fazendo é uma execução política. Acho isso terrível”, afirmou.
O presidente americano disse ainda que é “bom em avaliar pessoas” e que Bolsonaro, em sua visão, está sendo vítima de perseguição.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Imagem: o maior patrimônio do político
Leia Mais
Lula rebate Trump: “Brasil não vai ficar de joelho” e nega que país seja mau parceiro comercial
Leia Mais
Junior Mochi propõe ajustes na lei que obriga revendedoras a informarem procedência de veículos em MS
Leia Mais
Deputado Rinaldo defende criação de Delegacia Especializada em Crimes Cibernéticos em MS
Municípios