Interior / Dourados
Prefeitura de Dourados economiza mais de R$ 122 mil em um mês com implantação do Aprova Digital
Sistema agiliza serviços, reduz custos e gera benefícios ambientais significativos
15/08/2025
09:00
DA REDAÇÃO
Sistema Aprova Digital está agilizando a prestação de serviços ao cidadão e gerando economia de recursos para o município ©A. Frota
A Prefeitura de Dourados registrou, em apenas 30 dias de uso do sistema Aprova Digital, uma economia de R$ 122.592,66 aos cofres públicos. A plataforma, implantada na Secretaria Municipal de Planejamento e no Instituto Municipal de Meio Ambiente (Imam), já recebeu 618 processos digitais, substituindo trâmites manuais e proporcionando agilidade a contribuintes e servidores.
Segundo levantamento da gestão, a automação liberou 824 horas de trabalho de servidores para atividades estratégicas e poupou cidadãos de mais de 400 horas de deslocamento, com solicitações e acompanhamento de processos feitos 100% online.
Com a digitalização, a prefeitura deixou de imprimir 123.600 folhas de papel, preservando 12 árvores e liberando 10 m² de espaço físico antes ocupado por arquivos. Também evitou a emissão de 927 kg de gás carbônico e economizou 1 milhão de litros de água.
O Aprova Digital reduziu pela metade o tempo de tramitação de serviços como aprovação de projetos e emissão do Habite-se. Atualmente, são oferecidos 21 serviços digitais pela Secretaria de Planejamento e 23 pelo Imam, incluindo desde licenciamento ambiental até autorizações diversas e solicitações de doação de mudas.
“Estamos transformando a forma como a Prefeitura se relaciona com a população, tornando os processos mais rápidos, transparentes e sustentáveis”, afirmou o secretário de Planejamento e diretor-presidente do Imam, Fábio Luís.
Ele destacou que o sistema beneficia cidadãos, servidores e a cidade, gerando economia e preservando o meio ambiente.
Como acessar: O cadastro é gratuito pelo site dourados.aprova.com.br. Em caso de dúvidas, o suporte técnico funciona em horário comercial.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Deputados do PL articulam visita de Hugo Motta a Jair Bolsonaro na prisão domiciliar
Leia Mais
Nunes Marques vota contra condenação de Carla Zambelli no STF
Leia Mais
STF marca para 2 de setembro o início do julgamento presencial de Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe
Leia Mais
Hugo Motta envia ao Conselho de Ética quatro pedidos de cassação contra Eduardo Bolsonaro
Municípios