SAÚDE
Escala médica nas UPAs e CRSs de Campo Grande nesta quinta-feira
Mais de 150 profissionais atendem em diferentes turnos nas unidades de saúde da capital
05/09/2024
07:55
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Nesta quinta-feira (5), mais de 150 profissionais estão escalados para atender a população de Campo Grande nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Centros Regionais de Saúde (CRSs), de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). A escala de atendimento inclui clínicos gerais e pediatras, que atuam em turnos diferentes para garantir a assistência tanto ao público adulto quanto infantil.
Durante o turno da manhã, 57 clínicos gerais estão disponíveis para atendimento de adultos nas unidades de saúde, enquanto 18 pediatras prestam atendimento ao público infantil. Já no período da tarde, o número de clínicos gerais sobe para 59, com 15 pediatras designados para atender as crianças.
Os atendimentos pediátricos, pela manhã e à tarde, são realizados exclusivamente nas UPAs Coronel Antonino, Universitário e no CRS Tiradentes, garantindo assistência especializada para os pequenos pacientes.
No período noturno, a escala médica conta com 53 clínicos gerais atendendo o público adulto e 29 pediatras disponíveis para o atendimento infantil. À noite, as unidades que oferecem atendimento pediátrico são as UPAs Coronel Antonino, Universitário, Moreninha, Leblon, CRS Nova Bahia e Tiradentes.
A divulgação prévia da escala médica visa facilitar o acesso da população às informações sobre onde buscar atendimento, além de otimizar a distribuição dos pacientes entre as unidades de saúde, especialmente em casos de emergências pediátricas, que são concentradas em determinadas UPAs e CRSs. Essa organização também auxilia no controle do fluxo de pacientes, ajudando a reduzir o tempo de espera por atendimento médico.
A Sesau reforça que os pacientes devem procurar as unidades de pronto atendimento apenas em casos de emergência e urgência. Para sintomas leves ou consultas de rotina, recomenda-se procurar as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) ou UBSFs (Unidades Básicas de Saúde da Família), que funcionam para atendimentos mais simples e agendamentos médicos.
Confira:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
PSDB vive disputa interna pelo comando na era pós-Riedel e Reinaldo
Leia Mais
JBS investirá US$ 70 milhões na produção de frango no Paraguai
Leia Mais
Coletivo de Brechós comemora 10 anos com evento “Vem Garimpar” na Vila Almeida em Campo Grande
Leia Mais
Intoxicação por metanol: conheça os riscos, sintomas e como agir em casos de emergência
Municípios