EDUCAÇÃO
Presidente Lula nomeia Camila Ítavo como reitora da UFMS
Professora liderou consulta pública e votação no Conselho Universitário; mandato começa em outubro
29/08/2024
14:00
DA REDAÇÃO
Nova reitora da UFMS, Camila Ítavo ©DIVULGAÇÃO
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou nesta quinta-feira (29) uma portaria nomeando a professora Camila Ítavo como reitora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) a partir de 27 de outubro deste ano, para um mandato de quatro anos. O decreto, publicado no Diário Oficial da União, também foi assinado pelo ministro da Educação, Camilo Santana.
Camila Ítavo obteve o primeiro lugar na consulta pública à comunidade universitária, liderando os três segmentos: professores, técnicos e estudantes. A consulta deste ano registrou um recorde de participação, com 11.043 votos válidos, um aumento de 34,19% em relação a 2020, quando foi realizada a última consulta. Além disso, ela também ficou em primeiro lugar na votação do Conselho Universitário, com aprovação de 82,3% dos membros.
“É uma honra ser nomeada pelo presidente Lula para ser reitora da nossa UFMS. Estou muito feliz e agradecida a todas as pessoas que participaram desse processo, desde a consulta à comunidade até o envio de toda a documentação para o MEC e para a Presidência da República. Ciente da responsabilidade e da missão que temos em prol do desenvolvimento da Educação, da Ciência e Tecnologia, da Inclusão e das Pessoas, reafirmo meu compromisso e minha dedicação incondicional em prol da nossa universidade, das pessoas da nossa UFMS e de toda a sociedade,” disse Camila Ítavo.
O atual reitor, Marcelo Turine, concluirá seu mandato em 26 de outubro deste ano, após oito anos à frente da gestão da UFMS. Ele parabenizou a professora Camila pela nomeação: “É uma alegria finalizar esse período com a nomeação da professora Camila, que esteve comigo durante todo o nosso mandato. Desejo uma gestão próspera e de muitos resultados positivos para a nossa Universidade e sei que a professora Camila está mais que preparada para conduzir a UFMS pelos próximos anos, para o desenvolvimento competitivo do estado de Mato Grosso do Sul,” declarou.
A consulta à comunidade universitária na UFMS foi realizada em 10 de maio deste ano. A chapa 2, formada pela professora Camila e pelo professor Albert Schiaveto, recebeu votos de 4.026 estudantes, 725 técnicos e 883 docentes. A lista tríplice foi formada no Conselho Universitário em 24 de maio e enviada ao MEC em junho deste ano. Camila Ítavo obteve 82,3% dos votos, seguida por Marco Aurélio, com 13,9%, e Ruy Corrêa Filho, com 3,8%.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Trump liga para Putin e anuncia organização de reunião trilateral com Zelensky
Leia Mais
Governo Trump reage a Flávio Dino e intensifica ataques contra Alexandre de Moraes: “tóxico”
Leia Mais
Zema evita confronto após ataques dos filhos de Bolsonaro, que chamaram governadores de 'ratos da direita'
Leia Mais
Faustão recebe alta da UTI, mas segue internado em São Paulo após novos transplantes
Municípios