CONSELHO
CGE-MS abre inscrições para o Conselho de Usuários dos Serviços Públicos
A iniciativa tem a finalidade de garantir a participação dos cidadãos no acompanhamento e avaliação dos serviços públicos estaduais.
01/08/2024
16:03
CGE-MS
THAIANE FIRMINO
Hoje (01), a Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul (CGE-MS) abriu inscrições para a primeira seleção de representantes que irão compor o Conselho de Usuários dos Serviços Públicos. De caráter consultivo e paritário, o colegiado é mais uma forma de participação direta da sociedade no acompanhamento e na avaliação das obrigações estaduais.
A formação do Conselho observará critérios de representatividade e pluralidade, conforme disposto no Decreto nº 15.658, de 27 de abril de 2021. São 16 vagas disponíveis para membros titulares, sendo oito representantes dos usuários de serviços públicos e oito representantes do Poder Executivo Estadual, além de 16 vagas para suplentes. Os mandatos são de dois anos.
Para o controlador-geral do Estado, Carlos Eduardo Girão de Arruda, a formação do Conselho contribuirá com a construção de serviços cada vez melhores. “É um incentivo à participação dos usuários de serviços públicos através do apontamento de quesitos a serem melhorados e, também, da avaliação dos serviços prestados”, destacou.
De acordo com a Lei Federal nº. 13.460, de 26 de junho de 2017, o exercício da função de conselheiro é considerado serviço público relevante, não remunerado. Entre as competências da função estão a participação na análise de qualidade e efetividade dos serviços públicos; efetivação de proposições de melhorias; contribuição na definição de diretrizes para o adequado atendimento ao usuário; e avaliação da atuação dos responsáveis pelos serviços de ouvidoria.
“O Conselho de Usuários está sendo implantado com o objetivo de melhorar a prestação dos serviços públicos e, também, de obter o feedback sobre os problemas enfrentados por quem precisa acessá-los. A realização de propostas de melhorias, que serão avaliadas e terão a viabilidade de implementação verificada pelo gestor público, é um dos pontos de destaque na atuação dos conselheiros que, inclusive, poderão efetuar enquetes e contribuir na definição de diretrizes”, explicou o ouvidor-geral do Estado, Álvaro Carneiro Neto.
Além de ser maior de 18 anos, alfabetizado e residir em Mato Grosso do Sul, os critérios estabelecidos para que o cidadão compunha o Conselho de Usuários dos Serviços Públicos perpassam pelas declarações de que é usuário do serviço público; que não ocupa cargo, emprego ou função pública; que não mantém qualquer vínculo com concessionária ou permissionária de serviços públicos; que não está condenado penalmente; que não há hipótese de inelegibilidade; e, ainda, que está em situação regular perante a Justiça Eleitoral.
Para mais informações e candidaturas, acesse a página do Conselho de Usuários no site da CGE-MS.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Deputado Pedro Caravina pede ampliação dos pontos de atendimento do Programa Mais Social em Campo Grande
Leia Mais
MPE pede cassação de prefeita por supostas irregularidades em gastos de campanha de 2024
Leia Mais
Justiça Eleitoral abre inscrições para teste público de segurança das urnas para eleições de 2026
Leia Mais
Projetos da LDO 2026 do Estado e de Campo Grande avançam e devem ser aprovados em segundo turno
Municípios