ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
"Ou tomamos algumas medidas urgentes, ou daqui a pouco nós teremos problemas irrecuperáveis", diz Kemp sobre 'morte dos rios' em MS
11/07/2024
15:00
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
O deputado estadual Pedro Kemp (PT) denunciou hoje (11), na sessão ordinária da Assembleia Legislativa, o risco dos rios de Mato Grosso do Sul desaparecerem. "Ou nós tomamos algumas medidas urgentes, ou, daqui a pouco nós teremos problemas irrecuperáveis, situações no nosso meio ambiente, neste Estado, do Pantanal, que é rico em rios, matas, biomas. Nós vamos ter problemas irrecuperáveis daqui pra frente. Rios que vão desaparecer, nascentes que vão sumir e matas, florestas que simplesmente serão devastadas dando lugar à monocultura da soja, do milho. Nós temos que fazer alguma coisa, inclusive acionando o Ministério Público do Meio Ambiente, como hoje nossa bancada fez através do nosso líder deputado Zeca do PT, que apresentou documento para que tome providência sobre a situação dos rios em Bonito, onde já foram encontrados quatro tipos de agrotóxicos nas águas".
O parlamentar apresentou as fotos reproduzidas pelos profissionais da imprensa sobre a morte dos mananciais no Estado. Imagens dos rios Miranda e Taquari foram apresentados com dados sobre o volume das bacias hidrográficas. Elas têm diminuído e nos últimos anos estão abaixo da média histórica.
“Em 2024, os focos de incêndio aumentaram em 900%. As imagens mostram a agonia dos rios. A seca histórica, as queimadas, a degradação das matas ciliares e o uso inadequado do solo estão reduzindo os níveis de água nos rios. Para humanidade, os resultados estão sendo devastadores. Devemos criar consciência ambiental e alertar as autoridades que os recursos naturais não são inesgotáveis. Precisamos, como representantes da população e legisladores, proteger o meio ambiente”, disse Kemp.
De acordo com os dados apresentados pelo parlamentar, em 2023 em relação ao ano de 1985, a redução foi de 6,3 milhões de hectares, uma queda de 30,8% - se comparada à superfície do território brasileiro coberta por água ano passado.
No Pantanal, a superfície de água em 2023 chegou a 382 mil hectares, 61% abaixo da média histórica. No ano passado, apenas 2,6% do bioma estavam cobertos de água. Na região de Corumbá, o Rio Paraguai marcou -33 centímetros em relação ao zero, o menor registro desde setembro de 1971, quando atingiu -51 centímetros.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Zambelli quer acareação com Delgatti, mas só aceita se for por videoconferência
Leia Mais
Escolha de novos dirigentes do PT deve fortalecer base no MS e ampliar protagonismo nacional
Leia Mais
Sou mais velho que meus pais
Leia Mais
Refis 2025 de Campo Grande oferece até 80% de desconto em dívidas até sexta-feira (11)
Municípios