ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Mato Grosso do Sul poderá ter data para celebrar a cultura reggae
Deputada Gleice Jane discursa durante sessão plenária na ALEMS; parlamentar é a autora do projeto
28/05/2024
14:51
OSVALDO JÚNIOR
©DIVULGAÇÃO
Primeiro de julho pode se tornar o dia de celebração da cultura reggae em Mato Grosso do Sul. A data, que homenageia o músico Lincoln Gouveia e que coincide com o Dia Internacional do Reggae, consta no Projeto de Lei 118/2024, protocolado pela deputada Gleice Jane (PT) nesta terça-feira (28) na Assembleia Legislativa. Ex-vocalista da banda Canaroots e ícone do reggae, Lincoln Gouveia faleceu em junho de 2021, em Campo Grande.
De acordo com a proposta, o “Dia Estadual do Reggae será dedicado à promoção, valorização e divulgação da cultura reggae no Estado de Mato Grosso do Sul, abrangendo atividades culturais, educacionais e sociais que reforcem os valores de paz, união e consciência social”. Na data, poderão ser realizados eventos, festivais, oficinas, palestras e outras atividades de valorização do reggae.
A data escolhida é uma homenagem a Lincoln Gouveia, nascido em 1º de julho de 1983 e falecido em 17 de junho de 2021. O artista, conforme destaca a deputada Gleice Jane na justificativa da proposta, inspirou “gerações com sua música e mensagem de paz, união e consciência social”. A data também coincide com o Dia Internacional do Reggae, o que, de acordo com a parlamentar, amplia o alcance e a relevância da iniciativa para a comunidade reggae global.
“O reggae, com suas raízes na Jamaica, tornou-se um gênero musical universal, enraizado na cultura brasileira e sul-mato-grossense, influenciando inúmeros artistas e promovendo valores de justiça social e espiritualidade. A criação do Dia Estadual do Reggae visa reconhecer e valorizar a contribuição significativa desse gênero musical para a identidade cultural e social de nossa comunidade”, argumentou a deputada.
O projeto deve ser lido na sessão plenária desta quarta-feira (29) e, passado o período de pauta, será analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Considerado constitucional, seguirá tramitando na Casa de Leis.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Diretor da Agetran adia depoimento na CPI do Transporte por motivo de saúde; cronograma é refeito
Leia Mais
Governador Eduardo Riedel denuncia perfil falso nas redes sociais que usa sua imagem para aplicar golpes
Leia Mais
Jovem morre atropelada por ônibus após moto escorregar em monte de areia em Campo Grande
Leia Mais
Trechos da BR-163 passam por manutenção com sistema pare-e-siga nesta segunda-feira (6)
Municípios