Campo Grande (MS), Sábado, 02 de Março de 2024

ITAPORÃ 70 ANOS

Município completa 70 anos de emancipação política neste domingo, 10

O município está localizado a 234 quilômetros de Campo Grande e possui 24.137 mil habitantes, segundo IBGE

10/12/2023

09:00

CLARA FARIAS

©DIVULGAÇÃO

Conhecida como "Cidade do Peixe", Itaporã celebra 70 anos de emancipação política neste domingo (10). O município está localizado a 234 quilômetros de Campo Grande. De acordo com o último Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Itaporã possui 24.137 mil habitantes.

Após a Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870), que devastou a região, Itaporã foi criada inicialmente como a Colônia Municipal de Dourados, com uma área de 50 mil hectares destinada à colonização. A área estava compreendida entre os rios Brilhante e Panambi. Segundo a página do município, Itaporã é um tempo de origem tupi, que significa "pedra bonita".

Segundo dados do IBGE, os primeiros habitantes de Itaporã foram indígenas da etnia terena. O início da colonização da área se iniciou ao século XVII, período em que os bandeirantes exploravam as águas do Rio Brilhante em direção às minas de Cuiabá.

Ainda conforme o instituto, em 1944 chegaram as primeiras famílias na região, no ano seguinte as crianças começaram a ter aula. Em 1950 foi construída a primeira capela em um pequeno salão. Anos depois, em dezembro de 1953, Itaporã conquista a emancipação política.

Para celebrar o aniversário do município, a dupla Rio Negro e Solimões se apresenta neste domingo, ainda haverá shows com DJ e artistas Prata da Casa. 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: