ALCANCE
Projeto de Extensão do HU-UFGD vai até comunidade indígena de Dourados
O “Por uma vinda bem-vinda” organizou uma roda de conversa com as gestantes locais para abordar temas relevantes sobre gravidez e parto
29/08/2023
10:00
ASSECOM
Pintura gestacional foi feita na barriga de participante
Na manhã do último sábado (26), residentes da enfermagem obstétrica, residentes da saúde indígena, acadêmicos de psicologia, acadêmicos de nutrição e técnicos administrativos do Hospital Universitário da Grande Dourados (HU-UFGD), filiado à Rede Ebserh, realizaram uma roda de conversa com as gestantes da comunidade indígena Jaguapiru 2. Atualmente, quase 20 mil indígenas das etnias Guarani, Kaiowá e Terena vivem nas aldeias Jaguapiru e Bororó, na reserva de Dourados, em uma área de 3,5 mil hectares, a maior reserva indígena do país. Na reunião foram abordados temas sobre amamentação, gestação e suas etapas, mitos e verdade sobre a gravidez e o parto, tipos de parto, o papel do acompanhante, entre outros.
Foi uma manhã muito produtiva, com diversas atividades: como palestra sobre amamentação, pintura gestacional, atividades lúdicas com as crianças e um café compartilhado. A ação faz parte do Projeto de Extensão “ Por uma vinda bem-vinda”, projeto que trata de visita de gestantes à Unidade da Mulher e da Criança (UMC) do HU-UFGD.Além das visitas nas terças e nas quintas-feiras, às 18h, as gestantes podem participar do workshop mensal O próximo será no dia 16 de setembro, no auditório do HU-UFGD.
"Por meio dessa iniciativa, foi possível identificar uma ampla troca de conhecimentos entre os residentes, os acadêmicos, os técnicos administrativos e a comunidade tradicional, de maneira dinâmica, lúdica e humanizada.Foi um momento muito rico em termos de interação e de conhecimento, e podemos afirmar que todos os envolvidos foram beneficiados", explica Jakeline Cavalcante Barbosa Flores,Chefe da Unidade de Gestão de Graduação, Ensino Técnico e Extensão do HU-UFGD.
As gestantes podem agendar, pessoalmente ou por telefone (67 3410 3000 – ramal 0347), sua visita na recepção da maternidade do HU-UFGD, que são realizadas às 18 horas nas terças e nas quintas-feiras.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Confira seu astral para este domingo, 27
Leia Mais
Domingo será de calor intenso em MS antes da virada no tempo com chegada de frente fria
Leia Mais
Senadores de MS chegam aos EUA e alinham estratégias contra tarifaço de Trump
Leia Mais
Nazca encanta com mistérios milenares e paisagens de tirar o fôlego no deserto peruano
Municípios