HOMENAGEM
Servidora e servidor da UEMS recebem homenagem no Dia da Educação Superior na Alems
Profa. Dra. Maju Cordeiro e Técnico Me. Jucelino Renovato foram os nomes indicados da UEMS
29/08/2023
08:35
ASSECOM
Rubens Urue
@Wagner Guimarães.
Data anexa ao Calendário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul, o Dia Estadual da Educação Superior, estabelecido pela Lei 5.040/2017, foi comemorado nesta tarde de segunda-feira (28), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). Proposto pelos deputados estaduais Junior Mochi (MDB) e Professor Rinaldo Modesto (Podemos), em conjunto com o reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e presidente do Conselho de Reitores de Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul (CRIE-MS), professor doutor Laércio Alves de Carvalho, a sessão solene homenageou professores, pesquisadores e demais profissionais do meio acadêmico que contribuem para a valorização e o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul.
Para abertura da solenidade, o hino do Estado de Mato Grosso do Sul foi cantado pela soprano Alice Cunha, acompanhada pelo maestro Nilo Cunha. O Coral dos Servidores da Assembleia Legislativa apresentou as músicas Cuitelinho, de Domínio Público e Pé de Cedro, de autoria de Zacarias Mourão.
O deputado Junior Mochi, um dos proponentes do evento e autor da Lei 5.040/2017, enfatizou a relevância do Ensino Superior para a construção do futuro do Estado. “Através desta proposição de minha autoria lá no passado, reverenciamos as instituições de ensino superior e aqueles que fizeram com que estas instituições se fortalecessem, desde os diretores, os reitores e também os professores que estão contribuindo para que o ensino universitário de Mato Grosso do Sul tenha a qualidade que tem. Somos um estado cuja matriz econômica está fortemente ligada às atividades agropecuárias. E nesse sentido, o conhecimento, a ciência, a tecnologia e inovação foram responsáveis pelos avanços que tivemos até aqui e desempenham papel crucial em nosso futuro. São esses pilares que impulsionam os aprimoramentos nas técnicas agropecuárias, tornando nossa produção mais eficiente e sustentável, alinhando as demandas de um mundo em constante evolução. Mesmo em nosso estado movido pelo agro, o papel da educação superior não se limita apenas ao campo. Ao fomentar a pesquisa e o desenvolvimento em diversas áreas do saber, estamos criando um ambiente propício para a diversificação econômica”, enaltece.
O parlamentar, que é presidente da Comissão Permanente de Ciência, Tecnologia e Inovação da Casa de Leis, destaca o alinhamento entre o Legislativo e as instituições de Ensino Superior. “Não há como você discutir hoje qualquer que seja a melhoria nas políticas públicas, se não for através da tecnologia, se não for através da inovação. Isso faz parte do nosso cotidiano. É um tema que perpassa a todas as áreas do conhecimento e humanas. E a Assembleia Legislativa, cria então, a Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação justamente para poder estar sintonizada com as instituições de Ensino Superior do Estado e com toda a produção do conhecimento científico existente no país e no mundo, para fazer com que o Mato Grosso do Sul esteja na vanguarda em relação a este tema”, ressalta Junior Mochi.
Em suas palavras, o professor doutor Laércio Alves de Carvalho, evidencia que a educação de Mato Grosso do Sul está fortalecida com a data. “Nós, enquanto reitores e reitoras, e representando todas as instituições de Ensino Superior, queremos enfatizar os esforços em prol da educação de Mato Grosso do Sul. Então esse dia é mais do que homenagens, pois mostramos para a população que a educação sai fortalecida e que cada um dentro das suas instituições vem cumprindo o seu papel de ter um Estado cada vez mais avançado, e que isso só é possível com uma educação forte e qualificada”, elencou.
O deputado estadual Pedrossian Neto (PSD), que representou a família do ex-governador Pedro Pedrossian - nome gravado na comenda -, salientou que seu avô era um grande entusiasta e que ousou sonhar com uma universiade grande à altura do Mato Grosso do Sul. “Estou falando do meu vovô Pedro, mas que todos lembram do engenheiro e governador Pedro Pedrossian. No início do século passado ousava um futuro promissor para Mato Grosso e sonhava um destino diferente para Mato Grosso do Sul. É dele o sonho de três universidades no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Quando alguém me pergunta, o que meu avô fez, eu digo com toda certeza, qu ele fez universidade, o resto é resto. Que nós possamos a partir desta sessão especial, que comemora essa data, utilizar esse momento como instrumento de reflexão: Qual é a universidade que nós queremos para o futuro? Qual o seu papel como instrumento transformador na sociedade? Como fazemos para as universidades continuarem crescendo e gerando conhecimento?”, discursou Pedrossian Neto.
O deputado estadual Professor Rinaldo Modesto, que é presidente da Comissão Permanente de Educação, Cultura e Desporto do Legislativo, participou de forma remota, parabenizando a todos os homenageados. “Infelizmente não pude estar com vocês devido a uma agenda externa, mas é com muita alegria que prestamos essa homenagem as pessoas que comprometidas com a classe acadêmica e consequentemente com o desenvolvimento do Mato Grosso do Sul”, expressou o parlamentar.
Homenageados
Durante o evento, foi outorgada a Comenda Pedro Pedrossian e a Medalha Darcy Ribeiro, instituídas pela Resolução 19/2008 (publicada na página 2 do Diário Oficial do Poder Legislativo). As honrarias são destinadas àqueles que contribuíram para a multiplicação do conhecimento e do avanço de Mato Grosso do Sul. A Comenda Pedro Pedrossian foi entregue ao professor doutor Fábio Edir dos Santos Costa, Mário Amaral Rodrigues, Dulce Maria Tristão, professora doutora Maria José de Jesus Alves Cordeiro, Janete Lara Silva e Eva Elise Domingos dos Santos Bumlai. E a Medalha Darcy Ribeiro foi entregue à professora doutora Paula Felippe Martinez, professora doutora Dirce Nei Teixeira De Freitas, Grazieli Suszek, Jucelino Pereira Renovato, professor doutor Hemerson Pistori, Jucelino Pereira Renovato, professora doutora Hemerson Pistori e Pedro Chaves Dos Santos Filho.
Em nome dos homenageados, o professor doutor Fábio Edir dos Santos Costa, que recebeu a Comenda Pedro Pedrossian, pontuou a importância da homenagem à educação superior e relembrou os desafios em tempos de pandemia e a ampliação dos índices de escolaridade. “É um momento especial estar aqui na tribuna e poder participar do desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação do nosso Estado. O momento que ficou marcado na minha memória foi justamente a história que o deputado Pedrossian Neto contou”, apontou. Ele comentou sobre a construção de um novo cenário da educação. “Num período que se observa a chamada Quarta Revolução Industrial, estamos marcados por uma automação acelerada e pelos avanços da inteligência artificial. A partir do que aprendemos em tempos de pandemia, aprendemos muito, tivemos muitas dificuldades, poderemos avançar com o apoio da tecnologia, dos achados científicos, do desenvolvimento não só das competências básicas, mas também das competências do século XXI para os nossos alunos e mestres, para assegurar que o país possa promover um desenvolvimento inclusivo. Temos a convicção de que o desenvolvimento requer cada vez mais ampliação dos índices de escolaridade, das necessidades de desenvolvimento do país, e consequentemente, um novo perfil do que a demanda exige”, proferiu o professor doutor Fábio Edir dos Santos Costa.
Pedro Chaves dos Santos Filho, homenageado com a Medalha Darcy Ribeiro, disse que está honrado e grato em receber a honraria e contou sobre a história de luta de Darcy Ribeiro pela educação. “Essa medalha representa não apenas um gesto de reconhecimento individual, mas também o reconhecimento coletivo do trabalho árduo, dedicação e contribuição que cada um de nós temos oferecidos em nossas respectivas áreas de atuação. Darcy ribeiro dedicou a vida pela valorização da educação, foi um visionário e defensor incansável da diversidade cultural e um grande influenciador no campo da tecnologia e educação”, relembrou Pedro Chaves dos Santos Filho.
Posse do CRIE-MS e Concessão de bolsas
Durante a solenidade foram empossados os novos integrantes da diretoria do CRIE-MS para o biênio 2023-2024. O presidente do Conselho, reitor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), professor doutor Jones Dari Goettert; e o vice-presidente do Conselho, reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), professor doutor Marcelo Augusto Santos Turine, assinaram o termo de posse. “É uma alegria estarmos aqui novamente, neste espaço de construção, que é também o nosso Estado”, disse o recém empossado presidente do CRIE-MS, professor doutor Jones Dari Goettert. Ele também expressou a importância da criação do CRIE-MS e relembrou a trajetória do ex governador Pedro Pedrossian. “A memória tem um papel fundamental, de fazer com que nós reencontremos com aquelas e aqueles que um dia fizeram parte da nossa vida”, colocou.
Em seguida foi realizada a assinatura do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica da Fundect. A proposta concederá bolsas aos estudantes de graduação integrados na pesquisa científica e tecnológica nas instituições de educação superior associadas ao CRIE-MS. A Fundect lançou a Chamada Especial Fundect 07/2023 - PIBIC para apoiar a política de iniciação científica e tecnológica desenvolvida nas instituições de ensino. Conforme a Fundação, o recurso destinado é de R$ 5,04 milhões correspondentes à concessão de 600 bolsas na modalidade de Iniciação Científica para estudantes de graduação.
Além dos deputados Junior Mochi e Pedrossian Neto, a mesa de autoridades foi composta pelo diretor presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e da Tecnologia de MS (Fundect), Márcio de Araújo Pereira, representando o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, pelo desembargador Ruy Celso Barbosa Florence, representando o Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul, pelo reitor da UEMS e presidente do CRIE-MS, professor doutor Laércio Alves de Carvalho, e pelo reitor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), professor doutor Jones Dari Goettert.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Polícia deflagra operação contra grupo de mulheres suspeitas de golpes com produtos consignados em Campo Grande
Leia Mais
Assembleia vota criação de protocolo de proteção à mulher em eventos com venda de bebida alcoólica
Leia Mais
Funsat divulga 1.971 vagas de emprego nesta quarta-feira em Campo Grande
Leia Mais
Confira seu astral para esta quarta-feira, 16
Municípios