BATAGUASSU
Prefeitura, Sebrae/MS e Suzano reúnem artesãos de Bataguassu no Distrito de Nova Porto XV em encontro para fortalecimento do artesanato local
Instituições desenvolvem projeto em parceria para promover capacitação, apoio na comercialização e geração de renda para os artesãos da região
20/07/2023
15:30
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
Artesãos de Bataguassu e do Distrito de Nova Porto XV, filiados à Associação dos Artesãos da região, participam do projeto de Desenvolvimento de Artesãos e Geração de Renda, uma parceria entre o Sebrae/MS e a empresa Suzano. A iniciativa é realizada no âmbito do Programa Cidade Empreendedora, executado em conjunto com a Prefeitura Municipal, tem como objetivo fortalecer o artesanato local e promover a inclusão produtiva, oferecendo suporte aos profissionais desde a capacitação até o apoio na comercialização dos produtos.
Na quarta-feira (19), os artesãos reuniram-se no Centro Comunitário Jailton Santana de Lima, na Reta A1, para mais um encontro que teve a proposta de apresentar os resultados da iniciativa, além de detalhar os próximos passos da ação. Ao todo, 40 artesãos são atendidos por meio do projeto, e, durante a primeira etapa, que teve início em fevereiro deste ano, o grupo trabalhou no âmbito do associativismo, com capacitações que apresentaram a importância do trabalho em conjunto. Agora, dá-se início à segunda etapa do projeto, que consiste na criação de um design personalizado para os produtos artesanais. O processo será liderado pela designer Paula Dib.
O prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB) participou do encontro e destacou a importância da iniciativa para apoiar os artesãos que desempenham um papel fundamental na cultura e economia local. "Temos artesãos que fazem um trabalho com extrema dedicação, gerando renda para as suas famílias. É importante valorizar o que temos no nosso município, pois isso irá elevar o nome de Bataguassu e de Mato Grosso do Sul”, declarou o prefeito.
Akira afirmou que a prefeitura também irá contribuir com o projeto e viabilizará a construção da "Casa do Artesão", como um espaço para promover o fortalecimento da cultura local.
A gerente da Regional Costa Leste do Sebrae/MS, Josi Signori, destacou a importância do trabalho em conjunto entre as instituições para viabilizar o projeto e garantir renda para as famílias a partir da inclusão produtiva. “Ter a Suzano como parceira nesse trabalho e também o apoio da Prefeitura Municipal de Bataguassu é de grande valia para que possamos dar suporte aos artesãos em diferentes esferas. Essa atividade econômica é representativa e relevante e iremos atuar em conjunto para que esses profissionais possam agregar valor ao que fazem e garantir renda para as suas famílias. Com essa iniciativa, queremos fortalecer o artesanato e promover o reconhecimento desses profissionais, além de valorizar a cultura local”, pontuou Josi.
Para os artesãos que participam do projeto, como Alzira Antônia Esser, que possui uma vasta experiência em diversos tipos de artesanato, a iniciativa é uma oportunidade de aprendizado e crescimento. "Eu tenho orgulho de estar no meio dos jovens, que eu posso ensinar muita coisa e aprender com eles também, acredito que esse trabalho irá nos ajudar bastante a conquistar novos espaços para a venda", afirma Alzira. Durante o encontro, Aline Araújo, presidente da Associação Costa Leste de Artesãos de Mato Grosso do Sul (ACLAMS), expôs para o público o trabalho desenvolvido com o grupo, ressaltando os benefícios alcançados.
Estiveram presentes no encontro, os vereadores Eliane Oliveira Souza (PSDB) e Jaime do XV (Podemos); o subprefeito do Distrito de Nova Porto XV, Euzébio Varaldo (Binha) e a chefe de gabinete, Maria Aparecida Maia;
Projeto Desenvolvimento de Artesãos e Geração de Renda
Com a conclusão da primeira etapa, o projeto de Desenvolvimento de Artesãos e Geração de Renda segue em frente, com uma nova fase que irá impulsionar o artesanato local, a partir da criação de um design personalizado para as peças produzidas pelos artesãos participantes.
Além do desenvolvimento do design, o projeto contempla a prospecção de mercado por meio de parcerias para a divulgação dos produtos artesanais. Nesse contexto, serão realizadas ações para aproximar o grupo de empresas referências na área, impulsionando a comercialização das peças. O projeto também buscará incentivos junto à Fundação de Cultura e auxiliará os artesãos na participação em editais e feiras renomadas, ampliando a visibilidade e as oportunidades de negócio.
Por meio do projeto, também serão desenvolvidas outras ações para que os artesãos trabalhem em conjunto, agreguem valor aos produtos e gerem renda de forma sustentável, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da região.
Para saber mais sobre o programa Cidade Empreendedora ligue para 0800 570 0800 ou acesse o site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Municípios