Economia / Tributos
Erro em site e aplicativo do IPTU leva Prefeitura a retirar plataformas do ar em Campo Grande
Sistemas exibem desconto incorreto de 20%, quando o abatimento legal é de 10%; Agetec promete correção ainda nesta segunda-feira
15/12/2025
13:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O site e o aplicativo da Prefeitura de Campo Grande para consulta do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) foram retirados do ar após contribuintes identificarem informações incorretas sobre o desconto para pagamento à vista. As plataformas indicavam abatimento de 20%, quando a legislação vigente reduziu o percentual para 10%, gerando confusão entre os usuários.
Relatos apontam que, apesar de o cálculo aplicado já considerar 10% de desconto, o texto exibido — inclusive no carnê digital — permanecia com a informação antiga. Uma administradora de empresas, de 42 anos, que preferiu não se identificar, afirmou ter percebido a inconsistência ao consultar o imposto pelo celular.
“Quando consulta o IPTU pelo celular está escrito 20% de desconto. Mas o cálculo é de 10%, conforme foi alterada a legislação. Até no carnê baixado pelo celular está escrito 20%”, relatou.
A contribuinte também disse que, até a semana passada, os valores de 2026 ainda não estavam disponíveis para consulta, o que aumentou a insatisfação. “Acho muita desorganização. O desconto diminuiu e ainda não corrigem as informações”, criticou.
O diretor-presidente da Agetec (Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação), Leandro Basmage, confirmou que o site foi retirado do ar para correção dos erros. Segundo ele, um layout antigo foi publicado por engano, trazendo informações desatualizadas sobre descontos e até a logomarca da secretaria com nomenclatura antiga.
“Realmente foi colocado um layout antigo, com informações erradas sobre os descontos. O site voltará ao ar no final da tarde”, afirmou Basmage.
Até a última atualização, o aplicativo ainda indicava que a consulta estava fora do ar.
No início de novembro, a Prefeitura publicou o Decreto nº 16.443, que definiu os valores do IPTU e da TRSU (Taxa de Coleta, Remoção e Destinação de Resíduos Sólidos Domiciliares) para 2026. O decreto estabelece que:
O desconto para pagamento à vista do IPTU é de 10%;
O benefício vale para contribuintes sem débitos com a Fazenda Pública Municipal, inscritos ou não em Dívida Ativa;
O pagamento deve ser efetuado até 12 de janeiro de 2026.
A Prefeitura orienta que os contribuintes aguardem a normalização das plataformas e confiram os dados após a atualização prometida pela Agetec. Eventuais divergências devem ser comunicadas pelos canais oficiais.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Sigilo fiscal da esposa de Alexandre de Moraes e de filho de ministro do STF é acessado sem autorização
Leia Mais
Bolsonaro tem novo mal-estar na prisão e segue sob monitoramento, informa Carlos Bolsonaro
Leia Mais
Mulher baleada por policial militar no Centro morre após atendimento em UPA de Campo Grande
Leia Mais
Acadêmicos de Niterói não captou recursos via Rouanet, mas recebeu R$ 1 milhão em repasse geral da Embratur
Municípios