Economia / Tributos
Erro em site e aplicativo do IPTU leva Prefeitura a retirar plataformas do ar em Campo Grande
Sistemas exibem desconto incorreto de 20%, quando o abatimento legal é de 10%; Agetec promete correção ainda nesta segunda-feira
15/12/2025
13:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O site e o aplicativo da Prefeitura de Campo Grande para consulta do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) foram retirados do ar após contribuintes identificarem informações incorretas sobre o desconto para pagamento à vista. As plataformas indicavam abatimento de 20%, quando a legislação vigente reduziu o percentual para 10%, gerando confusão entre os usuários.
Relatos apontam que, apesar de o cálculo aplicado já considerar 10% de desconto, o texto exibido — inclusive no carnê digital — permanecia com a informação antiga. Uma administradora de empresas, de 42 anos, que preferiu não se identificar, afirmou ter percebido a inconsistência ao consultar o imposto pelo celular.
“Quando consulta o IPTU pelo celular está escrito 20% de desconto. Mas o cálculo é de 10%, conforme foi alterada a legislação. Até no carnê baixado pelo celular está escrito 20%”, relatou.
A contribuinte também disse que, até a semana passada, os valores de 2026 ainda não estavam disponíveis para consulta, o que aumentou a insatisfação. “Acho muita desorganização. O desconto diminuiu e ainda não corrigem as informações”, criticou.
O diretor-presidente da Agetec (Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação), Leandro Basmage, confirmou que o site foi retirado do ar para correção dos erros. Segundo ele, um layout antigo foi publicado por engano, trazendo informações desatualizadas sobre descontos e até a logomarca da secretaria com nomenclatura antiga.
“Realmente foi colocado um layout antigo, com informações erradas sobre os descontos. O site voltará ao ar no final da tarde”, afirmou Basmage.
Até a última atualização, o aplicativo ainda indicava que a consulta estava fora do ar.
No início de novembro, a Prefeitura publicou o Decreto nº 16.443, que definiu os valores do IPTU e da TRSU (Taxa de Coleta, Remoção e Destinação de Resíduos Sólidos Domiciliares) para 2026. O decreto estabelece que:
O desconto para pagamento à vista do IPTU é de 10%;
O benefício vale para contribuintes sem débitos com a Fazenda Pública Municipal, inscritos ou não em Dívida Ativa;
O pagamento deve ser efetuado até 12 de janeiro de 2026.
A Prefeitura orienta que os contribuintes aguardem a normalização das plataformas e confiram os dados após a atualização prometida pela Agetec. Eventuais divergências devem ser comunicadas pelos canais oficiais.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Sem acordo, Câmara adia votação da PEC da Segurança Pública e do PL Antifacção para 2026
Leia Mais
CCJ do Senado avalia limitar redução de pena aos atos de 8 de janeiro
Leia Mais
Frente fria derruba temperaturas e aumenta risco de tempestades em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Cartão Cidadão garante acesso com valor popular a atrações turísticas em Bataguassu
Municípios