Campo Grande (MS), Domingo, 28 de Abril de 2024

ARTIGOS

Um alerta aos jovens para uma vida digna

12/06/2023

17:55

WILSON AQUINO

WILSON AQUINO*

O alarmante consumo de bebidas e drogas na sociedade tem vitimado cada vez mais jovens, revelando a fragilidade do processo de formação como indivíduos e cidadãos. A persuasão rumo ao vício, doença, violência e promiscuidade, que caminham lado a lado no mundo dos viciados, é amplificada por uma série de circunstâncias desfavoráveis.

Não é surpreendente ver famílias desesperadas quando um de seus membros se desvia do bom caminho e cai nas armadilhas das drogas e bebidas. Muitos pais enfrentam dificuldades econômicas, que os levam a trabalhar arduamente para sustentar o lar, tornando ainda mais desafiador manter uma educação ideal e evitar que seus filhos sigam pelo caminho errado.

A influência de "amigos" e a exposição constante a filmes, novelas e outros meios de comunicação "modernos" contribuem para a perdição de jovens e adolescentes, levando-os não apenas ao mundo das drogas e bebidas, mas também à promiscuidade e à violência.

Diante desse lamentável quadro que se alastra por muitos lares, é comum que os jovens questionem se existe outro caminho a seguir e se perguntem onde encontrar a verdade. Essa verdade está inserida no Evangelho de Jesus Cristo e constitui o grandioso e verdadeiro Plano de Salvação não apenas para eles, jovens, mas para toda a humanidade.

Quando se deparam com escolhas importantes, Cristo e Seu evangelho restaurado são a melhor e mais saudável opção a ser tomada. Da mesma forma, quando surgem perguntas, Ele, Cristo, e Seu Evangelho são a melhor resposta. Quando um indivíduo se sente fraco, Cristo é sua força, como bem disse o Élder Dieter F. Uchtdorf, membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Jovem, a educação é uma parte fundamental do Plano de Deus para ajudá-lo a tornar-se mais semelhante a Ele. O Senhor deseja que você desenvolva sua mente, explore seus talentos e habilidades, cumpra bem suas responsabilidades e aprenda a apreciar a vida.

Você vive em uma era de tecnologias maravilhosas, que proporcionam fácil acesso a uma ampla variedade de mídias, incluindo a internet, dispositivos móveis, videogames, televisão, cinema, música, livros e revistas. As informações e entretenimentos oferecidos por essas mídias têm o potencial de aumentar sua capacidade de aprender, comunicar-se e se tornar uma força do bem no mundo.

No entanto, é preciso ter muita cautela e cuidado, pois muitas informações e diversões contidas nesses meios podem desviar você de uma vida reta, digna e honrada. Satanás se utiliza da mídia para enganar as pessoas, fazendo com que o que é errado e prejudicial pareça normal, divertido ou emocionante.

Fazer parte de uma família é uma bênção extraordinária. Sua família pode oferecer-lhe companhia, felicidade e ajudar você a aprender princípios corretos em um ambiente amoroso, preparando-o para a vida eterna.

Outro tema sensível para os jovens está relacionado ao sexo. O padrão do Senhor quanto à pureza sexual é claro e inalterável. Jovem, não se envolva em atividades sexuais antes do casamento e seja completamente fiel ao seu cônjuge após o matrimônio. Não permita que a mídia, os amigos ou qualquer outra pessoa o convençam de que a intimidade sexual pré-matrimonial é aceitável, porque não é. Aos olhos de Deus, os pecados sexuais são extremamente graves, profanando o poder sagrado que Ele nos deu para criar a vida.

Seu corpo é um templo, um presente valioso de Deus. Você será abençoado se cuidar bem dele. Decida obedecer à Palavra de Sabedoria (consulte o livro Doutrina e Convênios 89, de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias). Ao ser obediente a essa lei, você permanecerá livre de vícios prejudiciais e terá controle sobre sua própria vida. Desfrutará das bênçãos de um corpo saudável, mente alerta e orientação do Espírito Santo.

Consuma alimentos nutritivos, exercite-se regularmente e durma o suficiente. É igualmente importante praticar o equilíbrio e a moderação em todos os aspectos da sua vida física. Evite extremos na alimentação que possam levar a distúrbios alimentares. Não prejudique deliberadamente o seu próprio corpo. Evite também atividades perigosas que possam colocar sua integridade física em risco, causando ferimentos graves.

A obediência aos mandamentos e ensinamentos do Senhor é a melhor maneira de se alcançar uma vida próspera, digna e honrada, que proporciona felicidade plena e realização completa de todos aqueles que O buscam.(Com informações do livro Para o Vigor da Juventude).

*Jornalista e Professor


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: