ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Instituída na ALEMS a Frente Parlamentar de Apoio às Comunidades Terapêuticas
Deputado Pedrossian Neto é o coordenador da nova frente parlamentar
19/04/2023
14:05
OSVALDO JÚNIOR
©DIVULGAÇÃO
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) terá um grupo especial para discussão e implementação de políticas públicas relativas a problemas vivenciados por usuários de substâncias psicoativas. Trata-se da Frente Parlamentar de Apoio às Comunidades Terapêuticas, instituído pelo Ato 29/2023, da Mesa Diretora, publicado nesta quarta-feira (19) no Diário Oficial do Parlamento (página 20). O deputado Pedrossian Neto (PSD) é o coordenador da Frente.
As comunidades terapêuticas, segundo informado no site do Governo Federal, são “entidades privadas, sem fins lucrativos, que realizam gratuitamente o acolhimento de pessoas com transtornos decorrentes do uso, abuso ou dependência de substâncias psicoativas, em regime residencial transitório e de caráter exclusivamente voluntário (espontâneo). O período de acolhimento varia de 3 meses a 12 meses, conforme o projeto terapêutico da entidade”.
Essas comunidades não fazem parte do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), de acordo com o Governo Federal. No entanto, “são equipamentos da rede suplementar de atenção, recuperação e reinserção social de dependentes de substâncias psicoativas, de modo que referidas entidades integram o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (SISNAD)”
Essas informações também constam no requerimento do deputado Pedrossian Neto para criação da Frente. O parlamentar informa, ainda, que há, no Estado, Federação Sul-Mato-Grossense de Comunidades Terapêuticas, que realiza “importante trabalho na articulação das instituições, as quais precisam de apoio governamental, de forma transversal, o que justifica a criação da Frente Parlamentar”.
Além de Pedrossian Neto, fazem parte da Frente os deputados Coronel David (PL), Junior Mochi (MDB), Lucas de Lima (PDT), Marcio Fernandes (MDB), Neno Razuk (PL), Professor Rinaldo Modesto (Podemos), Rafael Tavares (PRTB), Zeca do PT (PT) e a deputada Mara Caseiro (PSDB).
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Câmara de Campo Grande aprova orçamento de quase R$ 7 bilhões para 2026
Leia Mais
Fiscalização do TCE-MS avalia unidades de saúde de Campo Grande e busca melhoria no atendimento à população
Leia Mais
Lula lidera cenários de 1º e 2º turno das eleições de 2026, aponta pesquisa Genial/Quaest
Leia Mais
Lula celebra abertura de mais de 500 mercados para exportações agropecuárias brasileiras
Municípios