ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
SOS: Kemp denuncia ao MP risco do avanço do plantio de soja no Pantanal
18/04/2023
13:00
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
O deputado estadual Pedro Kemp (PT-MS) denunciou hoje, na tribuna da Assembleia Legislativa de MS, o risco do avanço do plantio de soja no Pantanal e alertou a todos sobre a questão ambiental, no Estado. Um requerimento foi endereçado ao Ministério Público Estadual para que investigue e tome providências. O parlamentar enfatizou sobre a importância de discutir o problema no Estado, mas caso não seja resolvido, o Ministério do Meio Ambiente através da ministra Marina Silva serão acionados juntamente com a Comissão de Meio Ambiente do Congresso Nacional, alertou.
“A preservação do Meio Ambiente não é uma questão menor e secundária, nem superficial. Hoje as lideranças de todos os países estão preocupadas com as mudanças climáticas no planeta. Medidas urgentes precisam ser tomadas pelos países em âmbito internacional para proteger e entregar um meio ambiente protegido as futuras gerações”, disse.
“Nós pegamos emprestado o Meio Ambiente dos nossos filhos e netos, como diz a sabedoria indígena. Se há preocupação mundial, nós temos que fazer nossa parte nesse contexto, somos privilegiados em recursos naturais, temos dois terços do Pantanal e uma responsabilidade a mais em proteger este bioma que já está ameaçado”, explicou o parlamentar.
O parlamentar apresentou nesta manhã o requerimento solicitando medidas urgentes para apurar as responsabilidades referente ao desmatamento e cultivo da monocultura, especialmente da soja, em área da planície pantaneira. “Conforme encaminhado por entidades da sociedade civil organizada que atuam na defesa do meio ambiente e no desenvolvimento de pesquisas científicas no bioma pantaneiro, já é realidade que propriedades privadas burlam a legislação de proteção ambiental e executam o desmatamento e a expansão da monocultura em áreas protegidas”.
No Plenário Júlio Maia, estavam presentes organizações não governamentais, alunos do curso de Biologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), e a sociedade civil. “Agradeço à presença de Felipe Augusto Dias, diretor-executivo da SOS Pantanal, da Professora Edna Dias, da UFMS e do aluno Eduardo, do Centro Acadêmico de Biologia. Também pelas demais pessoas e acadêmicos que acompanham a nossa sessão”, disse o deputado Pedro Kemp.
“Apresentei matéria, elaborada por Amarildo Cruz, que dispõe sobre a preservação e proteção do Pantanal Sul-mato-grossense, visando conter o avanço da abertura de novas lavouras destinadas ao cultivo de monoculturas na região. O projeto foi considerado inconstitucional pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação [CCJR], por conter vício de iniciativa. Faço um apelo à CCJR, e aos 23 deputados. Nós precisamos retomar esse debate, não podemos arquivar essa discussão, é necessário levar adiante um disciplinamento dessa Casa de Leis sobre o assunto, pensar numa propositura coletiva, e disciplinar o plantio dessas monoculturas no Pantanal. O Mato Grosso já fez isso e aprovou uma lei proibindo o plantio de soja e cana no Pantanal, uma região alagável, despejo de agrotóxicos e produtos químicos, não podemos concordar com arquivamento desse projeto, e sim uma discussão para aprofundar esse assunto. Defesa do meio ambiente é defesa da vida, da biodiversidade”.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Celso Abrantes é eleito prefeito de Bandeirantes (MS) com 53,9% dos votos válidos
Leia Mais
IBGE prorroga inscrições para estágio com 11 vagas em Campo Grande
Leia Mais
Zambelli quer acareação com Delgatti, mas só aceita se for por videoconferência
Leia Mais
Escolha de novos dirigentes do PT deve fortalecer base no MS e ampliar protagonismo nacional
Municípios