NOVA ANDRADINA
Abertura da Exponantec acontece nesta quinta (13)
Promovido pelo Sindicato Rural de Nova Andradina, evento traz tecnologias agropecuárias e apresenta novidades aos produtores da região
12/04/2023
11:00
ASSECOM
O perfil da produção agropecuária de Nova Andradina passou por mudanças. A pecuária, predominante na região há 10 anos, com uma área até então de 66 mil hectares, deu lugar ao plantio de cana, eucalipto, soja e outras culturas. Prova disso é que na safra 2020/2021, o município ocupou o segundo lugar no ranking em área plantada, com 12 mil hectares, perdendo apenas para Ponta Porã, com 15 mil hectares, conforme os levantamentos do projeto SIGA-MS (Sistemas de Informações Geográficas do Agronegócio de MS). Os avanços na agricultura impulsionaram os produtores locais a buscarem conhecimento técnico para o fortalecimento do setor.
Para somar na disseminação de novas tecnologias para o campo, no dia 13 de abril acontece a abertura da Exponantec — a Exposição Agropecuária de Nova Andradina — Feira Técnica. O evento é promovido pelo Sindicato Rural de Nova Andradina e é organizado pela Sato Comunicação que traz no currículo a produção de mais de 400 eventos, a maioria focado em eventos agropecuários. “O produtor rural tem se destacado na busca por maior eficiência em seu trabalho, mostrando uma evolução sustentável do seu negócio e fazendo com que nossa cidade tenha resultados positivos, contribuindo para o crescimento da economia de todo o Estado”, aponta o presidente do Sindicato Rural, Marcus Vinicius Godoy Garcia Junior.
Conforme os dados da Famasul, na safra 21/22, a área utilizada para produção de soja em Nova Andradina foi de 41.609,62 hectares, fechando com uma produtividade média de 1.452,6 quilos/ha ou 24,21 sc/ha. A produção total do grão do município foi de 60.442,13 toneladas, representando 0,69 % produzidos no estado de Mato Grosso do Sul. Já de milho na 2ª safra, a área destinada para produção foi de 14.518 hectares, com uma produtividade média de 4.441,82 quilos/ha ou 74,03 sc/ha. A produção total de milho do município foi de 51.254,72 toneladas, representando 0,40 % do total produzido no estado.
A Exponantec segue até o dia 15 de abril e traz um espaço para que tanto produtores rurais da região quanto empresas privadas e públicas possam fazer negócios e se qualificar. O conhecimento técnico será repassado aos participantes, com palestras para produtores rurais, profissionais e acadêmicos do segmento rural. O evento vai proporcionar, ainda, um fórum para intercâmbio de ideias e experiências sobre os assuntos que afetam o mercado agrícola e pecuário.
A Exponantec 2023 conta com o patrocínio da Federação da Agricultura e Pecuária de MS — Famasul — e da cooperativa de crédito Sicoob e tem o apoio da Agraer por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação – Semadesc – ligada ao Governo de MS, do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul – IFMS, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar/MS, e a Prefeitura de Nova Andradina.
A abertura será no dia 13, às 9 horas da manhã, e a programação traz cerca de 10 palestras e ainda um curso de drone promovido pelo Senar/MS e Sindicato Rural. A programação conta com conteúdos e palestrantes da Agraer, do Senar/MS, da Famasul, do Instituto Federal de MS e da Polícia Militar.
Sobre o evento
Exponantec 2023
Data: de 13 a 15 de abril de 2023
Horário: das 7 às 17 horas
Local: Parque de Exposições do Sindicato Rural de Nova Andradina
Informações: Sindicato Rural de Nova Andradina ou com a Sato Comunicação — (67) 9 9254-8807
Programação
Dia 13 de abril (quinta-feira)
PROGRAMAÇÃO
8 horas - Abertura da Feira
9 horas - Cerimônia de abertura
(entrega de uma placa simbólicas - 150 placas) - Patrulha no Campo
10h30 - Visita ao evento com as autoridades
11 horas - Almoço com as autoridades
14 às 15 horas - Palestra 1 - Holding Familiar no Agronegócio
Palestrante: Rodolfo Souza Bertin
Currículo: Formado em Direito pela UNIDERP (2002), especializado em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Direito Tributário – IBET (2006); pós-graduado em Direito Processual Civil pela PUC (2009); especialização em Estratégias Societárias, Planejamento Tributário e Sucessório pela Fundação Getúlio Vargas (2011). Curso de Pós-Graduação Lato Sensu “LLM Direito Societário” no INSPER – Instituto de Ensino e Pesquisa em São Paulo/SP (cursando)
16 às 17 horas - Palestra 2 - Segurança no Campo para PM
17 horas - Encerramento
Dia 14 de abril (sexta-feira)
PROGRAMAÇÃO
8 horas - Abertura da Feira
das 9 às 10 horas - Palestra 1 - IFMS
Tema da palestra do IFMS: "Produção de Silagem utilizando diversas forrageiras".
Palestrante: Dr Augusto M. Rodrigues - Especialista em Forragicultura (IFMS)
das 13h30 à 14h30 - Palestra 1 - Minicurso de Propagação de Plantas Frutíferas - AGRAER
das 15h30 às 16h30 - Palestra 2 - AGRAER
17 horas - Encerramento
Dia 15 de abril (sábado)
PROGRAMAÇÃO
8 horas - Abertura da Feira
8h30 às 9h30- Palestra 1
Governança ambiental em Nova Andradina e região
Fernando Bressan e Daniele Coelho (Famasul)
15/04/2022 - ATeG Bovinocultura de Corte
13h30 Integração Lavoura Pecuária – Como implementar na minha fazenda? | Valdemir Barreto – Senar/MS
14h15 Planejamento forrageiro: Quais as estratégias de utilização? | Deilton Medeiros – Senar/MS
15h Planejamento estratégico: Como definir o futuro da minha fazenda | Fabiano Pessatti – Senar/MS
15h45 Mesa redonda – com os palestrantes
17 horas - Encerramento
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Brasil tem 63% da riqueza concentrada em 1% da população e concede R$ 414 bilhões em isenções sem gerar empregos
Leia Mais
Médico denuncia vereadora por quebra de decoro após confusão em unidade de saúde de Dourados
Leia Mais
Lula critica Trump por ameaças a países do BRICS: “O mundo não quer um imperador”
Leia Mais
Sem citar Trump, Lula afirma que Brasil não aceita interferência: "Ninguém está acima da lei"
Municípios