POLICIAL
Recém-nascido é encontrado em caixa de papelão no Aero Rancho
Bombeiros acredita que menino tenha nascido entre a noite de terça-feira e a manhã desta quarta
01/02/2023
16:20
CAMPOGRANDENEWS
Ana Paula Chuva e Ana Beatriz Rodrigues
©DIVULGAÇÃO
Recém-nascido foi encontrado abandonado dentro de uma caixa de papelão na esquina das ruas Congonhas do Campo e Areia Branca, no Bairro Aero Rancho, em Campo Grande, na tarde desta quarta-feira (1°). Equipe do Corpo de Bombeiros foi chamada e acredita que o menino tenha nascido há aproximadamente 24 horas.
O bebê estava dentro da caixa com um pedaço de pano por baixo na calçada aos fundos de um galpão, que fica de frente a um terreno baldio. Ele foi encontrado por um homem que passava pelo local, ouviu o barulho de choro e pediu ajuda a um rapaz que acionou o socorro.
Segundo o rapaz, identificado como Nicolas Vilarim Fortunato Pereira, ele levou um susto ao ver o bebê chorando dentro da caixa que estava aberta. “O senhor pensou que era filhote de cachorro e me chamou umas quatro vezes para ajudar. Quando encostei vi o bebê e assustei. Ele chorava muito, aí chamei a polícia e os bombeiros”, afirmou o rapaz.
Ao redor da caixa também foram encontradas marcas de sangue e o cordão umbilical da criança estava ainda grande. O bebê foi levado para o Hospital Regional e equipe da DEPCA (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente) foi acionada. O caso será registrado como abandono de incapaz.
Recém-nascido ainda dentro da caixa deixada na calçada nos fundos do galpão. (Foto: Divulgação | Corpo de Bombeiros)
Entregar filho para adoção não é crime - Garantido por lei, abrir mão do filho também é direito da mãe que não quer ou não pode cumprir seu papel. Em 2017, a Lei 13.509/2017, chamada de “Lei da Adoção”, trouxe alterações ao Estatuto da Criança e do Adolescente e incluiu a chamada “entrega voluntária”, por meio da qual a mãe ou gestante faz a entrega do filho ou recém-nascido para adoção por meio de um procedimento acompanhado pela Justiça.
Sancionada em novembro do ano passado, existe também uma lei estadual que obriga a divulgação de informações afixadas em lugar visível sobre como entregar um filho para adoção em todas as unidades de saúde e hospitais. No Tribunal de Justiça do Estado, desde 2011 a Vara da Infância e Juventude tem o projeto "Dar a luz" que acolhe gestantes que desejam entregar seus bebês para adoção com escuta psicológica e de assistência social, além de todo apoio legal para a entrega.
Interessados em conhecer um pouco mais sobre o projeto podem procurar a Vara da Infância, Juventude e do Idoso de Campo Grande, no Fórum. O telefone é o: 3317-3548 e o endereço é Rua da Paz, 14 - Térreo, Bloco 02.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Assembleia de MS aprova criação de Comissão Permanente de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente e Juventude
Leia Mais
Águas Guariroba reforça compromisso com recuperação da APA do Córrego Guariroba durante visita técnica
Leia Mais
Chapadão do Sul recebe espetáculo gratuito do projeto Escambo UBU neste sábado
Leia Mais
Acadêmicos da Estácio oferecem orientação jurídica, nutricional e digital no Mutirão Todos em Ação em Campo Grande
Municípios