SAÚDE
Cassems realiza parceria com Biopaque do Pantanal para oferecer exames de mamografia gratuitos com o “Ônibus da Saúde”
Em alusão ao Outubro Rosa, a estrutura itinerante da Cassems realizou exames preventivos em mulheres a partir dos 40 anos
24/10/2022
15:00
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
A Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems), em parceria com o Bioparque do Pantanal, ofereceu 40 vagas para exames de mamografia gratuitos em uma ação de prevenção alusiva ao Outubro Rosa, neste fim de semana. Com a soma de esforços, a paisagem bonita do complexo de água doce tornou-se cenário para o trabalho de prevenção em saúde.
Para o médico oncologista e coordenador do programa de prevenção “Ônibus da Saúde”, Fabrício Colacino, a unidade móvel no Bioparque do Pantanal faz diferença para a prevenção. “Quando o diagnóstico é precoce, o tratamento é muito mais tranquilo. No mês do ‘Outubro Rosa’, temos a missão de levar informação e conscientização sobre o câncer de mama. A prevenção é sempre o melhor caminho!”.
Elisa Velaz tem 42 anos e explica que é a primeira vez que realiza o exame. “Eu fui orientada no posto de saúde que já estava na idade para realizar o exame preventivo do câncer de mama e, então, busquei o ‘Ônibus da Saúde’. Para mim, é de extrema importância saber que não possuo nenhuma doença e cuidar de mim mesma, espero que outras mulheres tenham essa mesma iniciativa”.
De acordo com Vanessa Silva, o atendimento na estrutura móvel da Cassems é humanizado e o exame é seguro. “Estou fazendo a mamografia porque, na minha família, há um quadro de câncer. Perdi a minha avó há 11 meses para essa doença e agora estou fazendo a minha parte, me cuidando”.
Quem também fez o exame de mamografia pela primeira vez foi Rosângela Maria, que participou da ação do “Ônibus da Saúde”. “Sempre acompanho pela mídia os profissionais de saúde falando sobre o câncer de mama, mas deixava para depois. Então, agora, resolvi ter esse cuidado comigo mesma, é importante que todas as mulheres façam, para terem um diagnóstico precoce”.
Câncer de mama
O câncer de mama é o segundo tipo da doença mais incidente em mulheres e de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2022, Mato Grosso do Sul tem uma taxa estimada de 50,69 casos da doença para cada 100 mil mulheres.
O diagnóstico precoce, obtido por meio da mamografia, é hoje a principal forma de rastrear o problema de saúde e sua realização é indicada pelo menos uma vez a cada dois anos, para mulheres acima de 40 anos.
Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Celso Abrantes é eleito prefeito de Bandeirantes (MS) com 53,9% dos votos válidos
Leia Mais
IBGE prorroga inscrições para estágio com 11 vagas em Campo Grande
Leia Mais
Zambelli quer acareação com Delgatti, mas só aceita se for por videoconferência
Leia Mais
Escolha de novos dirigentes do PT deve fortalecer base no MS e ampliar protagonismo nacional
Municípios