SEBRAE
Em MS, mais de 70% do saldo de empregos é sustentado pelas micro e pequenas empresas
Análise é do Sebrae a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados
09/09/2022
08:10
ASSECOM
©REPRODUÇÃO
De acordo com o último estudo realizado pelo Sebrae tendo por base os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), as micro e pequenas empresas (MPE) sustentaram o saldo de empregos formais no mês de julho. Em Mato Grosso do Sul, entre demissões e contratações, o resultado foi de 3.934 vagas e deste total, os pequenos negócios foram responsáveis por 73%, com 2.868 empregos.
O saldo de empregos no mês de julho no estado considera ainda o saldo de 752 empregos pelas médias e grandes empresas (MGE) e o fechamento, na administração pública, de um posto de trabalho. Para o diretor superintendente em exercício do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, os dados são o reflexo da força e do potencial das micro e pequenas empresas em Mato Grosso do Sul e ele reforça o compromisso da instituição com esses negócios.
“As micro e pequenas empresas têm representado, no Mato Grosso do Sul, mais de 70% dos empregos. Isso se deve à retomada econômica pela qual estamos passando, considerando, ainda, que a economia sul-mato-grossense é alavancada pelo agronegócio. Sendo assim, a área rural gera renda para as cidades e essa circulação de recursos reflete no crescimento dos pequenos negócios e na contratação de funcionários”, analisou o diretor.
No saldo acumulado de janeiro a julho de 2022, foram gerados 34.232 postos de trabalho em MS. Deste total, os pequenos negócios também foram responsáveis por 73% dos empregos, com um saldo de 25.023 vagas. No mesmo período, o resultado nas médias e grandes empresas foi de 7.631 oportunidades e na administração pública, 40.
Ainda nesse período, os setores que apresentaram maior saldo de emprego pelos pequenos negócios foram Serviços (11.488); Construção (4.599); Comércio (3.812); Agropecuária (2.936) e Indústria de Transformação (1.995).
O estudo completo contém ainda dados em nível nacional, e pode ser conferido no Data Sebrae. Mais informações aos empreendedores pela Central de Relacionamento do Sebrae, no número 0800 570 0800.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
TSE marca julgamento que pode cassar mandato do governador Cláudio Castro
Leia Mais
Câmara realiza audiência pública sobre descarte do lixo em Campo Grande
Leia Mais
Pesquisa Quaest: aprovação de Cláudio Castro sobe a 53% após megaoperação no Rio
Leia Mais
Com segurança pública, direita tenta retomar protagonismo para enfrentar Lula em 2026
Municípios