CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE
Nove Projetos de Lei foram aprovados hoje, um de autoria da Mesa Diretora e dois do vereador Carlão: sobre Anemia Falciforme e a Mulher Empreendedora
23/08/2022
14:45
ASSECOM
vereador Carlos Augusto Borges (Carlão PSB)
Dos nove Projetos de Lei aprovados durante a sessão ordinária desta terça-feira (23), da Câmara Municipal de Campo Grande, o vereador Carlos Augusto Borges (Carlão PSB), presidente da Casa de Leis, destacou o PL 10.757/22, de autoria da Mesa Diretora, para que sejam reservadas duas horas diárias para o desenvolvimento das atividades complementares dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias sejam prestadas em local a livre escolha do servidor.
“A Lei 6.127/18 fixa a jornada para os agentes de seis horas em campo, em contato com a população assistida. A proposição propõe a alteração para que as duas horas restantes sejam cumpridas no local que o servidor escolher para executar trabalhos complementares, como elaboração de planilhas e relatórios, que fazem parte de suas funções. Garantindo melhoria nas condições de trabalho dos agentes comunitários de saúde”, afirmou.
Em primeira discussão, também foi aprovado o Projeto de Lei 10.685/22, que inclui no calendário de eventos a “Semana de Conscientização sobre a Doença Anemia Falciforme” em Campo Grande. A proposta é de autoria do vereador Carlão e prevê Programa de Conscientização que deverá ocorrer na semana do dia 19 de junho de cada ano, data em que se comemora o Dia Mundial de Conscientização da Anemia Falciforme. O objetivo é conscientizar sobre prevenção e diagnóstico da doença.
“No Brasil, as estimativas apontam que a cada ano surgem cerca de 3 mil novos casos da doença e 180 mil novos portadores do traço, ou seja, pessoas que não apresentam sintomas, mas possuem a Hemoglobina S (traço falciforme). Trata-se de uma doença genética, hereditária é caracterizada por alterações nas hemácias do sangue – os glóbulos vermelhos se tornam rígidos e assumem formato de foice, dificultando a passagem de oxigênio para cérebro, pulmões, rins e outros órgãos”, explicou.
Já em segunda discussão, o PL de autoria do vereador Carlão, foi aprovado o Projeto de Lei 10.662/22 que institui no calendário oficial o Dia Municipal da Mulher Empresária/Empreendedora, a ser comemorado no dia 17 de agosto. O objetivo é estimular e homenagear a participação das mulheres no mercado de trabalho.
“Essa lei visa incentivar a todas mulheres empresárias e empreendedoras que atuam na Capital. Que com criatividade e dinamismo auxiliam no desenvolvimento econômico da Capital, onde a maioria dos lares são chefiados por mulheres”, afirmou.
Executivo - Já em única discussão, os vereadores aprovaram os Projetos de Lei 10.749/22 e 10.750/22, ambos de autoria do Executivo, para alterar dispositivos de duas legislações sobre endereço e denominações de duas escolas. O objetivo é apenas corrigir detalhes técnicos de termos das legislações. Uma das propostas altera a denominação da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Base Aérea para a Profa. Maria Josefina Bezerra Xavier. A outra altera da EMEI Tupinambás para EMEI Professora Lina Lemes de Oliveira.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Deputado Pedro Caravina pede ampliação dos pontos de atendimento do Programa Mais Social em Campo Grande
Leia Mais
MPE pede cassação de prefeita por supostas irregularidades em gastos de campanha de 2024
Leia Mais
Justiça Eleitoral abre inscrições para teste público de segurança das urnas para eleições de 2026
Leia Mais
Projetos da LDO 2026 do Estado e de Campo Grande avançam e devem ser aprovados em segundo turno
Municípios