PORTO MURTINHO
Oportunidades e desafios para o desenvolvimento do turismo é tema de seminário no Município
29/07/2022
16:15
ASSECOM
Após um trabalho de mapeamento de vocações e oportunidades, o município de Porto Murtinho recebeu, nesta quinta-feira (28), o Seminário Oportunidades e Desafios para o Desenvolvimento do Turismo, que apresentou as ações a serem desenvolvidas no setor. O encontro foi promovido por meio do programa Cidade Empreendedora, realizado pelo Sebrae/MS e Prefeitura Municipal – iniciativa voltada para promover o desenvolvimento local.
Inicialmente, representantes do setor público e privado discutiram o setor do turismo local. A região possui atrativos naturais como Morro Pão de Açúcar, Morro Celina, Barranco Branco, Fecho dos Morros e Cachoeiras do Rio Aquidaban, além de eventos como Banho de São João e Festival Toro Candil. Depois dessa análise, o município agora conta com um plano de ações e consultoria de acompanhamento.
Dentre as ações, foi proposto o desenvolvimento de novos produtos turísticos e também a requalificação da Orla do Rio Paraguai. No eixo de demanda turística, será realizada uma consultoria de posicionamento digital do destino e dos negócios turísticos, bem como a divulgação do calendário de eventos. O plano junto a governança inclui a Dinamização do Conselho e Fundo Municipal de Turismo e o fortalecimento da gestão municipal.
“Essas ações são propostas e a partir desse seminário a gente tem o trabalho de junto ao trade local para fazer com que ações sejam colocadas em prática. Serão realizadas reuniões mensais de consultoria e semanais pensando nos atores responsáveis pelo desenvolvimento de cada uma dessas propostas”, disse o consultor do Sebrae/MS, Ronaldo Junior.
O prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra Ribeiro, destacou a importância do investimento no turismo local frente ao desenvolvimento da Rota Bioceânica. “Precisamos investir em atrativos que trarão impacto positivo para cidade e a parceria com o Sebrae e a Prefeitura é de extrema importância para qualificar nosso trade turístico”, ressaltou.
Para a empresária do setor do turismo, Maria Emiliana, o principal fator para melhorar a promoção do turismo na cidade é o investimento do setor privado em novos produtos. “Ninguém faz o turismo sozinho, mas com todos trabalhando juntos podemos fazer um turismo melhor para o município. Precisamos investir em novos produtos, ampliar hospedagem, transporte e também no setor de alimentos e bebidas”, comentou.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Projeto de Equoterapia em Dourados busca ampliação para atender fila de espera de mais de 400 pessoas
Leia Mais
Nelsinho Trad articula avanço do acordo Mercosul–União Europeia com foco no agronegócio de MS e na Rota Bioceânica
Leia Mais
Condenada pelo STF, Carla Zambelli diz ter arrecadado mais de R$ 166 mil via Pix em um único dia
Leia Mais
Zé Teixeira cobra recuperação de rodovias e investimentos em esporte e lazer em Ivinhema e Itaporã
Municípios