ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Deputado Capitão Contar cobra esclarecimentos sobre a falta de medicamentos e manutenção dos prédios de saúde na Capital
02/05/2022
09:00
ASSECOM
Deputado Capitão Contar
Os campo-grandenses que dependem dos serviços de saúde pública têm encontrado diversos problemas com a falta de medicamentos em UPAS na Capital. As reclamações e a preocupação dos profissionais de saúde quanto a falta de diversos medicamentos fez com que procurassem o gabinete do deputado estadual Capitão Contar para denunciar essa falta de abastecimento.
“É inadmissível o que a população vem passando com a falta de medicamentos. Esse é um problema recorrente e que precisa ter uma resolução. A lista de medicamentos em falta é grande e também faltam itens utilizados nas salas vermelhas, necessários na estabilização de pacientes. Saúde é coisa séria, não pode esperar”, justificou Contar.
Entre os medicamentos em falta estão: furosemida, isordil, clopidogrel, salbutamol, amoxicilina, clavunato, bromoprida, ibuprofeno entre outros. Esse não é o primeiro requerimento que o parlamentar encaminha à Secretaria de Municipal de Saúde solicitando informações quanto a falta de medicamentos, aliás, as reclamações estão cada vez mais frequentes. Capitão Contar também solicitou providências para a manutenção dos prédios das unidades de saúde no CRS Coophavila ll e USF Estrela Dalva, em Campo Grande.
“Durante as últimas chuvas que aconteceram na Capital, ambas as unidades chegaram a ter os trabalhos prejudicados, por escorrer água entre as telhas, danificando diversos equipamentos de saúde. Por isso apresentei uma indicação pedindo urgência na manutenção desses edifícios. É revoltante saber que os sul-mato-grossenses estão sendo atendidos em um ambiente inapropriado para os pacientes e aos profissionais de saúde”.
Em dezembro de 2021, o deputado Capitão Contar apresentou na Alems o projeto Localiza Remédio (389/2021) que tinha como objetivo garantir a divulgação de informações sobre o estoque de medicamentos de distribuição gratuita, em Mato Grosso do Sul. O deputado também apresentou o projeto de Lei 186/2019 que determinava a divulgação dos pacientes em fila de espera que aguardam por consultas (discriminadas por especialidade), exames e intervenções cirúrgicas e outros procedimentos nos estabelecimentos da rede pública de saúde e de instituições conveniadas prestadoras de serviços ao Sistema Único de Saúde - SUS. Os dois foram arquivados pela CCJR da Alems.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Receita Federal reforça controle nas fronteiras de Mato Grosso do Sul após Anvisa proibir entrada de remédios para emagrecimento
Leia Mais
Deputados votam nesta terça mudanças na carreira de agentes socioeducativos em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Bolsonaro recebe visitas dos filhos na Superintendência da PF sob regras rígidas determinadas pelo STF
Leia Mais
Terça-feira começa com 1.370 vagas de trabalho ofertadas pela Funsat em Campo Grande
Municípios