Familiares da violeira Helena Meirelles visitam Museu Municipal
25/03/2022
14:45
ASSECOM
Os familiares da instrumentista Helena Meirelles estiveram no último dia 15 de março, em visita ao município de Bataguassu. Os sobrinhos, que também são músicos Rubens, José Neto e esposa Girlene Araújo; Mario de Araújo e esposa Flávia Sandoval; e que residem respectivamente nas cidades de Guarujá (SP), Santo André (SP) e Pium (TO) visitaram o espaço do Museu Municipal “Helena Meirelles” e a exposição permanente em homenagem a violeira.
Na ocasião, foram recepcionados pelo prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB); secretário municipal de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo, João Carlos Kotai; a coordenadora municipal de Cultura, Maria Aparecida Businaro Meira e equipe do museu.
Inaugurado em 2019, o Museu Municipal “Helena Meirelles” conta com um acervo doado pelo sobrinho da artista – Mário de Araújo, um conjunto composto por quadros de grande, médio e pequeno porte que destacam através de fotografias os grandes momentos da trajetória de vida e obra da artista.
De acordo com o prefeito Akira Otsubo, “o material com a obra da artista deverá estar exposto no museu, assim, estaremos providenciando a aquisição dos traineis e demais componentes para as exposições, afirmou o prefeito”.
Retornando à São Paulo, na sexta-feira, dia 18 de março, os músicos aceitaram o convite da equipe do museu e realizaram uma mostra cultural, com apresentação de músicas sertanejas de raiz, em que destacaram entre o rasqueado, chamamé, polca e guarânias, intercalando em suas falas diversos aspectos importantes da música de raiz, entre outros.
“A música brasileira vem sofrendo, de certa forma uma “deturpação”, e a música de raiz é sempre a maior vítima, como se fosse uma “espécie em extinção, por isso, é importante valorizar iniciativas como esta, valorizar os músicos locais e a nossa boa música de raiz que tem uma riqueza de ritmos, elementos importante da nossa identidade. Defendemos também essa bandeira, que era a bandeira de tia Helena”, afirma Mário Araújo.
Araújo comentou aos presentes uma peculiaridade de Helena Meirelles: o “ouvido absoluto” da multi-instrumentista. “Helena Meirelles tinha comprovadamente o ouvido absoluto, isto é a capacidade de identificar perceber ou recriar notas musicais, seja vindas de sons da natureza, vozes de animais, buzina, barulhos de máquinas, um fenômeno raro e característico por quem tem a capacidade de receber e interpretar estímulos do lado esquerdo do cérebro, onde os sons são processados. Helena afinava o seu violão e de sua equipe em fração de segundos”, lembrou o sobrinho.
Dentre as canções apresentadas, uma homenagem a tia – a composição “Tia Helena” (José Neto), o “Cuitelinho” de Paulo Vanzolini e Antônio Carlos Xandó, “O canto do Rouxinol” (Zé do Rancho) “Homenagem a Mato Grosso”, (Pedro Bento e Zé da Estrada) e Instrumental (Zé Neto).
Os músicos parabenizaram Bataguassu, suas lideranças e autoridades pelo incentivo à cultura local. “O município está de parabéns. Valorizar a história, a cultura e a memória é sem dúvida, muito importante, valorizar as raízes culturais e manter viva as origens no sentido de afirmar a identidade”, destacou Rubens Araújo.
O evento foi prestigiado por munícipes, representantes do poder público, funcionários, equipe do Museu Municipal “Helena Meirelles” e pela diretora da rádio Portal 98 Fm, Aparecida Maria Nita Maia.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Trump faz ameaças a Cuba, defende fim do regime e sugere Marco Rubio como futuro presidente da ilha
Leia Mais
Papy articula consenso na Câmara para buscar saída legal ao impasse do IPTU em Campo Grande
Leia Mais
Morre em Natal a atriz Titina Medeiros, de “Cheias de Charme” e “No Rancho Fundo”, aos 49 anos
Leia Mais
Barbosinha participa da apresentação da nova unidade móvel do Hemosul nesta segunda-feira em Campo Grande
Municípios