Familiares da violeira Helena Meirelles visitam Museu Municipal
25/03/2022
14:45
ASSECOM
Os familiares da instrumentista Helena Meirelles estiveram no último dia 15 de março, em visita ao município de Bataguassu. Os sobrinhos, que também são músicos Rubens, José Neto e esposa Girlene Araújo; Mario de Araújo e esposa Flávia Sandoval; e que residem respectivamente nas cidades de Guarujá (SP), Santo André (SP) e Pium (TO) visitaram o espaço do Museu Municipal “Helena Meirelles” e a exposição permanente em homenagem a violeira.
Na ocasião, foram recepcionados pelo prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB); secretário municipal de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo, João Carlos Kotai; a coordenadora municipal de Cultura, Maria Aparecida Businaro Meira e equipe do museu.
Inaugurado em 2019, o Museu Municipal “Helena Meirelles” conta com um acervo doado pelo sobrinho da artista – Mário de Araújo, um conjunto composto por quadros de grande, médio e pequeno porte que destacam através de fotografias os grandes momentos da trajetória de vida e obra da artista.
De acordo com o prefeito Akira Otsubo, “o material com a obra da artista deverá estar exposto no museu, assim, estaremos providenciando a aquisição dos traineis e demais componentes para as exposições, afirmou o prefeito”.
Retornando à São Paulo, na sexta-feira, dia 18 de março, os músicos aceitaram o convite da equipe do museu e realizaram uma mostra cultural, com apresentação de músicas sertanejas de raiz, em que destacaram entre o rasqueado, chamamé, polca e guarânias, intercalando em suas falas diversos aspectos importantes da música de raiz, entre outros.
“A música brasileira vem sofrendo, de certa forma uma “deturpação”, e a música de raiz é sempre a maior vítima, como se fosse uma “espécie em extinção, por isso, é importante valorizar iniciativas como esta, valorizar os músicos locais e a nossa boa música de raiz que tem uma riqueza de ritmos, elementos importante da nossa identidade. Defendemos também essa bandeira, que era a bandeira de tia Helena”, afirma Mário Araújo.
Araújo comentou aos presentes uma peculiaridade de Helena Meirelles: o “ouvido absoluto” da multi-instrumentista. “Helena Meirelles tinha comprovadamente o ouvido absoluto, isto é a capacidade de identificar perceber ou recriar notas musicais, seja vindas de sons da natureza, vozes de animais, buzina, barulhos de máquinas, um fenômeno raro e característico por quem tem a capacidade de receber e interpretar estímulos do lado esquerdo do cérebro, onde os sons são processados. Helena afinava o seu violão e de sua equipe em fração de segundos”, lembrou o sobrinho.
Dentre as canções apresentadas, uma homenagem a tia – a composição “Tia Helena” (José Neto), o “Cuitelinho” de Paulo Vanzolini e Antônio Carlos Xandó, “O canto do Rouxinol” (Zé do Rancho) “Homenagem a Mato Grosso”, (Pedro Bento e Zé da Estrada) e Instrumental (Zé Neto).
Os músicos parabenizaram Bataguassu, suas lideranças e autoridades pelo incentivo à cultura local. “O município está de parabéns. Valorizar a história, a cultura e a memória é sem dúvida, muito importante, valorizar as raízes culturais e manter viva as origens no sentido de afirmar a identidade”, destacou Rubens Araújo.
O evento foi prestigiado por munícipes, representantes do poder público, funcionários, equipe do Museu Municipal “Helena Meirelles” e pela diretora da rádio Portal 98 Fm, Aparecida Maria Nita Maia.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Triunfo nas eleições internas: TSE unificado preenche vagas em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Revitalização urbana em Anaurilândia: R$ 2,7 milhões transformam ruas e melhoram o cotidiano
Leia Mais
CCR MSVia alerta para obras com tráfego alternado na BR-163/MS nesta quarta-feira, 15
Leia Mais
Prefeitura de Bataguassu intensifica ações contra terrenos baldios e irregularidades
Municípios