Rota bioceânica: Prefeito de Porto Murtinho participa de solenidade para entrega do trecho pavimentado entre Loma Plata a Carmelo Peralta no Paraguai
São cerca de 275 quilômetros concluídos nesta etapa do projeto da construção da rota bioceânica.
25/02/2022
16:45
RAFAELA SCHUINDT
©DIVULGAÇÃO
Integrar regiões. Este é o principal objetivo da construção da rota bioceânica, um novo canal do Panamá. Para isto, o presidente da República do Paraguai, Mario Abdo Benitez entregou na manhã desta sexta-feira (25) cerca de 275 quilômetros de pavimentação, no trecho que compreende Loma Plata a Carmelo Peralta no país vizinho, a cerca de 100 quilômetros de Porto Murtinho (MS).
O prefeito do município, Nelson Cintra (PSDB) representou o governador do Estado do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB) e comemorou este marco histórico da atualidade. “Sempre tivemos um relacionamento amigável com os nossos vizinhos paraguaios. Sempre buscamos o comércio de livre fronteira e agora temos a possibilidade de expandir ainda mais, atendendo outros países da América do Sul, interligando o Brasil ao Oceano Pacífico e aos países asiáticos. Finalmente, é o desenvolvimento que sempre sonhamos para nossa região. Logo teremos a ponte e será um patrimônio para todos nós”, comemorou Nelson Cintra.
O ministro de Obras Públicas e Comunicação, Arnoldo Wiens Durksen, falou da importância da rota para os países envolvidos no projeto. “Paraguai, Brasil, Argentina e Chile serão beneficiados diretamente com esta obra. É uma redução de oito mil quilômetros até o canal do Panamá, diminui seis dias de navegação e pelo menos 14 dias no transit time da logística. As rotas atuais que são feitas por Santos e Paranaguá, localizados no Brasil, estão saturadas. Haverá uma redução drástica no custo por carga conteinerizada”, esclareceu e complementou “É um sonho que se torna realidade e a cada metro construído é fruto de muito esforço de mais de 2600 profissionais multidisciplinares e de diversas nacionalidades que estão empenhados com a entrega desta obra”, celebrou Arnoldo.
Mario Abdo Benitez ponderou sobre as características e especificações da obra. “Tivemos uma lição do processo de crescimento desde o início da construção de um projeto político com diferentes atores. É uma estratégia que vai muito além do Mercosul. Há mais de 30 anos o Paraguai não tinha nenhuma obra de grande vulto sendo realizada no país. E temos um compromisso com o povo paraguaio de criar políticas públicas que permitam alcançar a prosperidade, respeitando as autonomias e culturas ideológicas dos povos. Quanto antes finalizarmos o projeto, mais rápido poderemos beneficiar paraguaios, brasileiros, chilenos e argentinos com o desenvolvimento. Somos um país que não tem acesso ao mar, mas estamos construindo a rota necessária para isso. Hoje é um dia histórico”, exaltou Benitez.
Juntamente com o prefeito de Porto Murtinho também participaram da solenidade a secretária de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Local, Isabel Fróes, secretário de Obras e Habitação e Serviços Urbanos, Paulo Francisco de Carvalho, os vereadores Jary Brum Acosta (DEM), Regina Heyn (PSDB), Sonia Maria Ferreira (PSDB) e Rodrigo Fróes Acosta (DEM), o prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues (PSB), a secretária de Turismo Juliane Salvadori, de Meio-Ambiente Ana Cristina Trevelin, e o prefeito de Caracol, Neco Pagliosa (PSDB).
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Eleições 2026: surpresas e traições?
Leia Mais
Brasil lança Política Nacional de Migrações, Refúgio e Apatridia e é elogiado pela ONU por avanço histórico na inclusão humanitária
Leia Mais
Custo da primeira habilitação em Mato Grosso do Sul exige mais de cinco meses de trabalho
Leia Mais
Barroso anuncia aposentadoria antecipada do STF e abre terceira vaga para indicação de Lula
Municípios