Mais de 40% dos pacientes agendados para Mutirão de exames faltam no procedimento
15/02/2022
11:30
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
Começou na última segunda-feira (07) o Mutirão de exames custeados com recursos que seriam destinados ao Carnaval 2022 e uma grande preocupação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é a alta taxa de faltas aos procedimentos pré-agendados e confirmados pelos pacientes.
Entre os dias 7 e 12 de fevereiro, foram agendados 429 exames em quatro especialidades médicas e 190 não compareceram para realizar o procedimento, mesmo tendo confirmado presença. Os dados apontam que 44,28% dos pacientes estão faltando e como consequência acabam tirando a oportunidade de outras pessoas realizarem os exames.
A Secretária Municipal de Saúde, Elaine Furio, alerta que os procedimentos que estão sendo realizados durante o mutirão são os que mais têm demanda reprimida e a ausência dos pacientes confirmados na agenda compromete o objetivo da ação, que é dar celeridade e reduzir o tempo de espera para realizar os exames.
É importante destacar que a ação atende apenas pacientes que já possuíam agenda no sistema de regulação, ou seja, o mutirão não atenderá por livre demanda. Dito isso, a SMS informa que os profissionais de saúde ligaram para esses pacientes informando a data e horário que devem comparecer a um dos dois locais do mutirão para a realização do exame.
O mutirão vai atender agendas para endoscopia, colonoscopia, ultrassonografias e eletrocardiograma, com previsão de atendimento de cerca de 500 pessoas em cada especialidade. Os pacientes que têm agenda realizarão os exames de segunda a sexta-feira após às 17h e aos sábados das 7h às 17h, sempre de acordo com o dia e hora informada no reagendamento via telefone.
CUIDADO COM GOLPES
Como os profissionais de saúde entrarão em contato via telefone para informar o reagendamento, é importante destacar que nenhum deles solicitará códigos enviados por SMS ou Whatsapp, nem mesmo enviará links clicáveis por esses mesmos meios de comunicação. No máximo, o profissional vai solicitar a confirmação de dados que já estarão em posse dele dentro do sistema de regulação.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
"O eleitor só observa, decisão vem depois"
Leia Mais
Contribuintes podem acionar Justiça para recuperar IOF, mas decisão do STF ainda gera incertezas
Leia Mais
Cooperativismo entra na formação de aprendizes e fortalece inclusão produtiva da juventude
Leia Mais
MPMS abre investigação sobre exames de raio-X no Hospital Regional de MS e cobra plano de modernização
Municípios