Comitê de Enfrentamento à COVID-19 se reuniu para debater atual cenário epidemiológico com aumento nos casos da doença
27/01/2022
09:55
ASSECOM
Os membros do Comitê de Enfrentamento à COVID-19 de Três Lagoas, voltaram a se reunir nesta quarta-feira (26), para debater o atual cenário no Município com o aumento recente no número de casos de Covid-19 e Influenza H3N2.
A presidente do Comitê Angelina Zuque destacou o aumento expressivo de casos de Covid-19 em Três Lagoas durante o mês de janeiro, cerca de 3166 casos em relação aos meses anteriores, provavelmente associado a variante Ômicron que é de alta transmissibilidade.
O diretor do hospital, Marco Calderon, informou que neste momento a lotação da UTI/SUS é de 100% (10 leitos) e 04 pacientes internados na enfermaria, dizendo “estar preocupado com o aumento repentino dos casos nos últimos dias, pois até então a média de internação era de 3 casos”.
O médico da Família e Comunidade e da equipe de Vigilância Epidemiológica da SMS, Vinícius de Jesus Rodrigues Neves, pontuou que além do aumento da demanda nas unidades de saúde e Unidade de Pronto Atendimento (UPA), existem muitos profissionais que atuam na linha de frente no enfrentamento à Covid-19 e Influenza A sendo afastados do serviço por estarem contaminados.
O médico ainda alertou para os casos de pessoas infectadas que não cumprem o isolamento domiciliar colaborando desta forma para a transmissão da doença.
Elaine Furio, Secretária Municipal de Saúde, falou sobre o atendimento nas unidades de saúde e que o Secretário Estadual de Saúde, Geraldo Resende, presente no município nesta data prorrogou os exames no corpo de bombeiros até o final de fevereiro em razão do aumento do número de casos, pois estava previsto anteriormente até o final de janeiro.
Diante destas informações epidemiológicas, entre os assuntos discutidos na reunião foram feitas as seguintes recomendações:
- Intensificar as ações de prevenção como o uso de máscaras, distanciamento, higienização das mãos com álcool em gel;
- Intensificar a campanha de vacinação para otimizar a cobertura vacinal,
- Divulgar a importância do isolamento domiciliar e a necessidade de manter distanciamento para evitar a transmissão da Covid-19;
- Fiscalizar domicílios dos casos positivos/contatos que não cumprem o isolamento domiciliar;
- Solicitar sugestões e apoio dos setores empresariais para contribuir com a diminuição da transmissão da doença;
- Encaminhar ofícios, nota técnica, normativas e orientações sobre afastamento do trabalho e outros para o Ministério do Trabalho, Sindicatos e Empresas;
- Descentralizar o comunicado de afastamento das atividades laborais por síndrome gripal, resultado confirmado de Covid, para profissionais que realizam os testes nas unidades de saúde, laboratórios e farmácias.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Deputado Pedro Caravina pede ampliação dos pontos de atendimento do Programa Mais Social em Campo Grande
Leia Mais
MPE pede cassação de prefeita por supostas irregularidades em gastos de campanha de 2024
Leia Mais
Justiça Eleitoral abre inscrições para teste público de segurança das urnas para eleições de 2026
Leia Mais
Projetos da LDO 2026 do Estado e de Campo Grande avançam e devem ser aprovados em segundo turno
Municípios