Campo Grande (MS), Segunda-feira, 20 de Maio de 2024

A leitura que cura!

Autora: Janaína Garcia*

21/01/2022

16:00

JANAÍNA GARCIA

©REPRODUÇÃO

Muito se fala que as crianças já se renderam a tecnologia  e é mais fácil “educar” a criança com o celular. E que a leitura ou os esforçõs de se valorizá-la, serão infrutíferos. É uma opinião que deve ser respeitada e que temos visto, por muitos, ser concretizada. Entretanto, não podemos esquecer que estão espalhados por essa cidade, mestres abnegados e professores incansáveis na arte de educar além de apoiadores técnicos e administrativos resilientes em defesa da cultura.

A leitura surgiu através de símbolos, que na antiguidade foram interpretadas pelo homem, desde então vem se renovando no modelo de apresentação, sendo assim, está presente no cotidiano das pessoas A leitura começa através de sinais e toma forma. Ela vai refletir o que cada indivíduo tem acumulado em sua memória e consegue expressar. A leitura constante traz conhecimentos prévios e o que isto representa para ele.

 As crianças tendem a tirar informação de tudo que lhe é ensinado, podendo ser algo positivo ou negativo, por isso a importância do cuidado docente em manusear a leitura, fazendo dela, algo agradável e lúdico, descontraído A leitura no Ensino Fundamental deve focar no crescimento intelectual e social do aluno, para que o processo se propague para os anos seguintes e essa prática ganhe um lugar importante na vida da criança A psicanálise enfatiza que tudo que impressionar a mente jamais é esquecido, mesmo que permaneça muito tempo na obscuridade do inconsciente.

A leitura começa logo nos primeiros meses de vida, à medida que cresce, a criança vai fazendo a leitura do mundo ao seu redor, reconhecendo o ambiente em que vive, as pessoas de seu convívio, expressa sentimentos e desenvolve habilidades Nos tempos atuais, no meio de tantas tecnologias acessíveis às crianças, despertar o desejo de ler em um aluno é desafiador, o professor tem um caminho extenso a percorrer, pois os alunos poderão questionar o porquê de não utilizar meios tecnológicos para ler em vez de usar livros.

Com a minha experiência de 23 anos de magistério e  participante do projeto “ A Leitura não tira Férias”, vejo que o professor, numa situação como essa; deve agir com maestria em suas respostas Formar leitores críticos é a proposta da leitura no Ensino Fundamental, que consigam agir com ética e moral, que cresçam com uma visão de mundo onde tudo pode ser modificado, isso só depende do ponto de vista que se ver, Família e escola são as responsáveis para que os estudantes valorizem a educação e que é essencial para o futuro da criança. Cada um deve fazer sua parte, a escola segue sua rotina de atividades e a família deve educar e inserir a criança no meio social. é fundamental o incentivo à leitura nas séries iniciais, através da família, da escola e do poder político, para se formar leitores a fim de criar uma sociedade convicta de seus direitos e deveres.

No entanto, por que algumas crianças não gostam de ler? Dependendo das circunstâncias que cercam a criança, ela se tornará um leitor ou não, ou seja, os estímulos que ela recebe para ler, o acesso aos livros e o ambiente familiar de leitores, possibilitam tornar a criança interessada na leitura. Portanto, se há um aluno totalmente desinteressado pelo ato de ler, o professor necessita observar também estes critérios, pois a justificativa para tanto desinteresse pode estar na  falta de acesso a bons livros, na falta de convivência com pessoas leitoras. É importante, pois, haver livros no meio dos brinquedos das crianças para elas folhearem, olharem gravuras, posto que isto lhes chama a atenção e pode desenvolver seus interesses em aprender a ler, ou seja, é necessário “despertar o mais cedo possível o amor pela leitura e fazer dele um hábito um dos fatores mais importantes que influenciam o interesse pela leitura é a “atmosfera literária” que a criança encontra em casa e na escola. É importante ter um ponto de leitura na escola e é importante haver jornais espalhados, revistas e/ou livros. Sei que a criança que ouve histórias desde cedo, que tem contato regras de convivência e que seja estimulada, terá um desenvolvimento favorável ao seu vocabulário, bem como a prontidão para a leitura. É lendo que se aprende a ler, a escrever e interpretar. É por meio do texto literário (poesia ou prosa) que ela vai desenvolver o plano das idéias e entender a gramática, suporte técnico da linguagem. E esse é um trabalho por toda a vida, pois a vida cobra de nós cada vez mais, que sejamos pessoas melhores na dor, melhores no amor.

*Educadora, 23 anos dedicados ao magistério. Recebeu o Prêmio Professor por Excelência, foi membro do Conselho de Alimentação Escolar e do Fórum Municipal de Educação. É co-autora das antologias “ Momento Aldravia” e “Consonância Plural.”


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