Política
Fábio Trad deixa o PSD, critica guinada à direita e anuncia realinhamento com a esquerda
Ex-deputado afirma que o atual cenário político exige posicionamentos firmes em defesa da democracia e da justiça social
02/07/2025
10:15
DA REDAÇÃO
©ARQUIVO
O advogado e ex-deputado federal Fábio Trad anunciou, nesta quarta-feira (2), sua desfiliação do PSD, partido ao qual esteve vinculado por quase uma década. Em vídeo e nota divulgados nas redes sociais, Trad declarou que o atual contexto político brasileiro e internacional exige “escolhas claras” e, por isso, decidiu se reposicionar ideologicamente à esquerda.
“Hoje, ou se é cúmplice do extremismo de direita, ou se está ao lado do Estado Democrático de Direito. Eu escolho a democracia com clareza e sem ambiguidades”, afirmou.
Fábio Trad, que ingressou no PSD em 2015, criticou a aproximação da legenda com setores da direita, citando como exemplo o governador paulista Tarcísio de Freitas (Republicanos), aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro. Segundo ele, a possível entrada do governador Eduardo Riedel no PSD também sinalizaria um deslocamento da sigla para o centro-direita, o que motivou sua saída:
“O espaço para o espectro do centro estreitou-se até desaparecer.”
A decisão foi comunicada ao irmão, o senador Nelsinho Trad (PSD-MS), e ao presidente nacional do partido, Gilberto Kassab. Segundo Fábio, ambos compreenderam a decisão e respeitaram o novo posicionamento.
Ele também esclareceu que a saída não está relacionada a disputas internas no comando do PSD em Mato Grosso do Sul, tampouco a rumores de retorno de antigos aliados do PSDB à legenda.
Fábio Trad declarou que pretende se manter politicamente ativo, mas fora da política partidária por ora. Ele avalia convites de partidos como PT e PSB, mas ainda não definiu novo rumo. Enquanto isso, seguirá atuando como advogado e professor.
“Entre a fé usada como negócio político e o Estado laico, fico com o respeito a todos os credos. Entre cortes sociais e taxação de bilionários, escolho a justiça social.”
Ao encerrar o comunicado, Trad reafirmou que a saída do PSD visa ampliar sua liberdade ideológica:
“Sigo com o coração leve e o espírito encharcado de entusiasmo.”
“Saio do PSD para ter mais liberdade.”
“Às vezes, estar fora da política partidária é a melhor forma de servir ao país.”
“Seguimos em frente. O futuro a Deus pertence.”
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Senado aprova prorrogação do prazo para regularização de 32 mil imóveis na fronteira de MS até 2030
Leia Mais
Após mais de uma década de reivindicações, Dourados terá sua própria Ceasa
Leia Mais
Estudantes de Direito organizam abaixo-assinado por oficialização da UEMS em Bataguassu e criação da 3ª turma do curso
Leia Mais
TCE-MS lança consulta pública digital para planejar próximos anos da instituição
Municípios