Campo Grande (MS), Quinta-feira, 06 de Fevereiro de 2025

PELÉ: Será que o nosso "rei" bateu uma bola na ilha de Malta?

23/05/2014

20:00

JE

Misteriosas gravuras rupestres com o nome do Rei do futebol são comuns em diversas regiões dessa ilha — famosa entre os mergulhadores. Mas o que o Pelé tem a ver com isso?


Fonte da imagem: Cuchufletos en Malta

A ilha de Malta é muito famosa por ser um dos melhores lugares do mundo para a prática do mergulho, sendo a maior das cinco ilhas que constituem o arquipélago que forma a República de Malta — no meio do mar Mediterrâneo, na Europa. O número de mergulhadores profissionais cresce a cada ano, aumentando o giro turístico no local.

Em diversos lugares da ilha — principalmente perto dos locais propícios para mergulhar —, é comum encontrar diversas inscrições rupestres com a assinatura “Pelé”, seguida de um ano específico, por exemplo: “Pelé 92”, “Pelé 88”, “Pelé 83”, “Pelé 00”, “Pelé 77” e por aí vai.

Imagens: Amrivell

Logo de cara, é claro que você pensa: “Só pode ser algum fã do Rei”. Inclusive, em um programa de TV aberta sobre a ilha, em vez de a equipe jornalística informar corretamente aos telespectadores a origem das marcações, o repórter acabou dizendo: “Foi um fã do Pelé que vinha aqui para pagar promessa”, faltando pesquisar a verdade existente por trás desse enigma.

Pois é, a equipe do Mega Curioso foi atrás e trouxe a verdade à tona, revelando que esse mistério é muito mais simples do que se pensava.
Pelé mergulhador?

Sim, é isso mesmo! Mas, calma, esse não é o nosso Pelé, e sim outro Rei — mestre na arte do mergulho. Descoberto por um espanhol chamado Raúl, Pelé revelou ser um mergulhador profissional desde a década de 70, com direito a mortais de cabeça em diversos lugares do mundo — voltados para o mergulho, obviamente.

Acontece que, em cada lugar que o cinquentão das águas passa, ele deixa uma marca do seu nome e o ano em que foi feito o mergulho, bem próximo do local. Sendo assim, com o passar dos anos, as inscrições com o nome dele foram se tornando mais presentes e comuns em diversos lugares da ilha.

Imagens: Amrivell


Então, por que Pelé?

É simples: o pai do coroa era fanático por futebol e, logicamente, era fã daquilo que o Rei do futebol era capaz de fazer dentro das quatro linhas. Como forma de homenagear seu ídolo, ele deu o nome Pelé ao seu filho.


***

E você, leitor, se lembra de mais alguma lenda que envolve algum jogador de futebol? Não deixe de compartilhar sua opinião com a gente nos comentários abaixo.





Por: Rafael Godoy de Almeida Pires/Megacurioso



Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: