Aos 93 anos, Robert Mugabe é o chefe de Estado em atividade mais velho do planeta
|
© Reuters |
Líder do Zimbábue há 37 anos, Robert Mugabe teria concordado com sua saída e inclusive já teria elaborado sua carta de renuncia. A informação foi adiantada pela CNN nesta segunda-feira (20).
Aos 93 anos, Mugabe é o chefe de Estado em atividade mais velho do planeta. Os generais que tomaram o país concordaram com todas as demandas feitas pelo atual presidente, inclusive a imunidade para ele e sua mulher, Grace.
Neste domingo (19), apesar da pressão da população e do exército, Mugabe fez um discurso na TV estatal ZBC (Zimbabwe Broadcasting Corporation), mas não renunciou. No mesmo dia, ele foi afastado da liderança do ZANU-PF e sua esposa expulsa do mesmo partido. Quem assumiu foi Emmerson Mnangagwa, ex-vice-presidente do país.
Ainda de acordo com a CNN, caso não deixe o cargo até o meio-dia desta segunda, os procedimentos para um impeachment serão iniciados.
O líder dos veteranos de guerra do Zimbábue, Chris Mutsvangwa, disse à agência Reuters que os planos para o impeachment de Mugabe prosseguirão e que iniciará uma ação judicial para legalizar a ação militar contra Mugabe.
Fonte: NAOM
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.