Campo Grande (MS), Segunda-feira, 02 de Fevereiro de 2026

Política / Justiça

STF abre Ano Judiciário de 2026 em sessão solene com presença do presidente Lula

Cerimônia marca retomada dos trabalhos após o recesso e antecipa julgamentos de impacto nas próximas semanas

02/02/2026

14:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou, há pouco, a sessão solene de abertura do Ano Judiciário de 2026, marcando a retomada dos trabalhos após o período de recesso.

A cerimônia conta com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, além do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP), entre outras autoridades dos Três Poderes.

Durante a solenidade, está previsto pronunciamento do presidente da Corte, o ministro Edson Fachin. A abertura do Ano Judiciário ocorre em meio a um contexto de atenção pública ao Judiciário, após críticas recentes dirigidas a ministros do STF relacionadas à condução de investigações envolvendo fraudes no Banco Master.

Agenda de julgamentos

Os primeiros julgamentos do plenário em 2026 estão previstos para a próxima quarta-feira (4). Na pauta, os ministros devem analisar a validade de regras do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que limitam o uso de redes sociais por magistrados em todo o país.

No dia 11 de fevereiro, a Corte deve julgar se a liberdade de expressão pode ser limitada em situações que envolvam danos à honra e à imagem. O caso concreto envolve uma ONG que denunciou maus-tratos a animais durante a Festa do Peão de Barretos.

Já em 19 de fevereiro, está prevista a análise da validade da adoção do Programa Escola Sem Partido em âmbito nacional, tema que mobiliza debates jurídicos e políticos sobre educação, liberdade pedagógica e direitos fundamentais.

Com a retomada das atividades, o STF inicia 2026 com uma agenda sensível e de grande repercussão institucional, reforçando o papel da Corte em temas centrais da vida política, social e jurídica do país.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: