Campo Grande (MS), Quinta-feira, 29 de Janeiro de 2026

Ciência / Espaço

Astrônomos identificam planeta semelhante à Terra com até 50% de chance de habitabilidade

HD 137010 b tem tamanho próximo ao da Terra, está na zona habitável de sua estrela e intriga cientistas sobre possível presença de água líquida

29/01/2026

10:00

DA REDAÇÃO

Pesquisadores descobrem planeta semelhante à Terra — Foto: Nasa

Astrônomos identificaram um novo planeta do tamanho da Terra que pode reunir condições favoráveis à existência de água líquida e, em tese, à habitabilidade. Batizado de HD 137010 b, o corpo celeste apresenta cerca de 50% de chance de estar em uma zona habitável, segundo estimativas dos pesquisadores.

O planeta está localizado a aproximadamente 150 anos-luz da Terra, dentro da Via Láctea, e a descoberta foi conduzida por cientistas da Universidade do Sul de Queensland (UniSQ), em parceria com pesquisadores da Universidade de Harvard e da Universidade de Oxford. Os resultados foram publicados na revista científica Astrophysical Journal Letters.

Características do planeta

De acordo com o estudo, o HD 137010 b possui um tamanho cerca de 6% maior que o da Terra e orbita sua estrela a uma distância semelhante à que Marte mantém do Sol. Por isso, os astrônomos descrevem o planeta como um “ponto de encontro entre a Terra e Marte”.

Essa posição o coloca na chamada zona habitável, região em que as condições teóricas permitem a existência de água em estado líquido na superfície — um dos principais critérios para a busca por vida fora do Sistema Solar.

Chance de habitabilidade

O astrônomo Alex Venner, autor principal do estudo, explica que o planeta está no limite do que a ciência considera potencialmente habitável:

“Há cerca de 50% de chance de o HD 137010 b ser habitável. Ele está realmente no limite do que consideramos possível em termos de potencial habitabilidade.”

Limitações e desafios

Apesar do entusiasmo, os cientistas ressaltam que o HD 137010 b ainda é classificado como um ‘candidato a planeta’, pois necessita de ao menos mais uma observação para ter sua existência confirmada definitivamente.

Além disso, fatores ambientais impõem restrições importantes. Embora a estrela HD 137010 seja semelhante ao Sol, ela é mais fria e menos luminosa. Com isso, o planeta receberia menos de um terço da luz e do calor que a Terra recebe.

As estimativas indicam que a temperatura máxima da superfície do planeta poderia chegar a cerca de -68 °C, valor próximo à temperatura média de Marte, que é de aproximadamente -65 °C.

Próximos passos da pesquisa

Somente com novas observações e análises mais detalhadas os astrônomos poderão confirmar a existência do planeta e avaliar com maior precisão se o HD 137010 b pode, de fato, sustentar água líquida — e se reúne condições mínimas para a existência de vida, ainda que microscópica.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: