Desenvolvimento Social
Ciclo do Conhecimento da Arauco fortalece instituições sociais e amplia autonomia em Inocência (MS)
Iniciativa do programa Parceiros do Bem capacita organizações locais para gestão sustentável e captação de recursos
26/01/2026
11:45
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A Arauco deu início, nos dias 20 e 21 de janeiro, ao Ciclo do Conhecimento no município de Inocência (MS), iniciativa que integra o programa Parceiros do Bem e tem como foco o fortalecimento institucional de organizações sociais locais. Ao todo, 16 instituições participam da ação, que busca aprimorar capacidades de elaboração, planejamento e execução de projetos sociais, além de apoiar o desenvolvimento de estratégias de captação de recursos.
O ciclo de formação terá continuidade com mais três etapas previstas entre fevereiro e abril, consolidando um processo estruturado de capacitação voltado à autonomia e sustentabilidade das entidades participantes.
“Queremos ir além do apoio material, oferecendo ferramentas que garantam autonomia e sustentabilidade às instituições de Inocência, transformando vidas e construindo um legado próspero. O Ciclo do Conhecimento funciona como uma verdadeira rede de inteligência social, direcionando investimentos para onde eles são mais necessários e transformadores”, destaca Claudia Belchior, gerente de Desempenho Social da Arauco.
As ações já apresentam resultados concretos entre as organizações atendidas. Para Bianca Oliveira, administradora do Lar Jefferson Leandro Prado Elias, o programa representa um divisor de águas.
“É transformador. O apoio do Parceiros do Bem fortalece nossa atuação em todas as frentes, desde melhorias de infraestrutura para o bem-estar dos idosos até o suporte técnico que nos ajudou a aprovar projetos. Essa rede de solidariedade traz segurança no presente e esperança para o futuro da instituição”, afirma.

Na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), a diretora Dilna Queiroz também ressalta o impacto da iniciativa. “O Parceiros do Bem chegou para viabilizar sonhos e conquistas fundamentais. Ter espaço para apresentar nossa realidade e receber apoio técnico nos permite planejar um futuro em que nossos alunos sejam atendidos com a excelência que merecem”, pontua.
O Parceiros do Bem atua como um elo estratégico entre a Arauco e fornecedores do Projeto Sucuriú, formando uma rede colaborativa de apoio às instituições sociais do município. Um exemplo dessa mobilização ocorreu em dezembro, quando a Arauco e a Veolia realizaram a doação de móveis e equipamentos para quatro entidades de Inocência: Apae, Lar Jefferson Leandro Prado Elias, Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes e a Casa de Passagem, mantida em parceria com a Prefeitura para acolhimento temporário de pessoas em situação de vulnerabilidade.
O Projeto Sucuriú marca a entrada da divisão de celulose da Arauco no Brasil, com um investimento de US$ 4,6 bilhões. A planta industrial, com capacidade para produzir 3,5 milhões de toneladas de celulose de fibra curta por ano, está localizada em uma área de 3.500 hectares, a cerca de 50 quilômetros do centro de Inocência, às margens do Rio Sucuriú. A terraplanagem teve início em 2024 e a previsão de operação é no final de 2027.
Durante todas as fases do projeto, a empresa mantém ações contínuas de monitoramento ambiental, com foco na preservação da biodiversidade, mapeamento de áreas prioritárias para conservação e identificação de espécies da flora e fauna locais.
Na fase de obras, a Arauco prevê a geração de mais de 14 mil oportunidades de trabalho. Após o início das operações, o projeto deve empregar cerca de 6 mil pessoas nas áreas industrial, florestal e logística, impulsionando o desenvolvimento social e econômico da região, com aumento da renda, arrecadação de impostos e atração de novos investimentos.
Presente no Brasil desde 2002, a Arauco atua nos segmentos Florestal e de Madeiras, com o propósito de contribuir com as pessoas e o planeta a partir de fontes renováveis. A companhia emprega mais de 3 mil colaboradores próprios e possui cinco unidades industriais no país, distribuídas entre Paraná, Rio Grande do Sul e, a partir de 2027, Mato Grosso do Sul, com sua primeira fábrica de celulose em Inocência.
Com atuação pautada em práticas ESG, a Arauco possui certificação FSC®, que reconhece o manejo florestal ambientalmente responsável, socialmente justo e economicamente viável, além de iniciativas voltadas à gestão responsável da água, conservação da biodiversidade e redução de emissões de carbono.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Após 34 anos, acordo fundiário em Juti encerra disputa entre produtores rurais e indígenas com mediação da Famasul
Leia Mais
Lula conversa com Trump sobre Venezuela, Conselho da Paz e agenda visita oficial a Washington
Leia Mais
BR-163/MS tem frentes de obras de ampliação e conservação nesta semana; veja os trechos com intervenções
Leia Mais
Alems atualiza edital de concurso e detalha cargos, provas e critérios de avaliação
Municípios