Economia / Emprego
Suzano forma mais de 430 profissionais para colheita florestal e impulsiona emprego em Ribas do Rio Pardo em 2025
Programa gratuito em parceria com o Senai capacitou operadores e mecânicos, com mais de 60% de aproveitamento direto na empresa
26/01/2026
11:00
SUZANO
DA REDAÇÃO
operadora Giovanna Batista Raimundo, de 22 anos
A Suzano encerrou 2025 com a formação de 433 novos profissionais qualificados para atuar na colheita florestal em Ribas do Rio Pardo (MS). Desenvolvido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o programa gratuito de qualificação profissional reforça a empregabilidade, fortalece a mão de obra local e impulsiona o desenvolvimento socioeconômico regional.
Ao todo, foram formadas nove turmas de Operadores(as) de Máquinas Florestais e três turmas de Mecânicos(as) de Máquinas Florestais, atendendo à crescente demanda do setor florestal na região, especialmente após a implantação da nova unidade industrial da companhia.
Dos 433 profissionais capacitados, 271 foram contratados pela própria Suzano, sendo 202 homens e 69 mulheres, o que representa uma taxa média de aproveitamento de 62,6%. Os demais formandos passaram a integrar o mercado regional, atuando em empresas da cadeia florestal e de serviços.
“Contribuir com o desenvolvimento regional por meio da valorização da mão de obra local é um compromisso da Suzano com Mato Grosso do Sul. Essa iniciativa dialoga com um dos nossos principais direcionadores, que diz que ‘só é bom para nós se for bom para o mundo’, pois amplia o acesso à qualificação e gera oportunidades reais para as comunidades onde atuamos”, destaca Rodrigo Zagonel, diretor de Operações Florestais da Suzano em Ribas do Rio Pardo.

Além da geração de emprego, o programa tem impacto direto na promoção da equidade de gênero em um setor historicamente masculino. Entre as profissionais contratadas está Beatriz Carolina Gonçalves, de 27 anos, operadora de colheita.
“Eu não me via atuando no setor florestal, muito menos como operadora. Acreditar na oportunidade com a chegada da Suzano mudou minha vida. Hoje tenho uma carreira e novas perspectivas”, relata. Segundo ela, a iniciativa ampliou o acesso das mulheres ao mercado de trabalho e transformou realidades familiares na região.
A operadora Giovanna Batista Raimundo, de 22 anos, também destaca o impacto do curso. “O programa é bem estruturado, une teoria e prática e prepara para a realidade da operação. Além da parte técnica, desenvolvi comunicação e confiança, o que contribuiu para o meu crescimento profissional e pessoal”, afirma.

Já Gabriely Horas da Silva Amorim, de 22 anos, reforça o papel do projeto como porta de entrada no mercado. “Minha vida foi transformada. Hoje consigo enxergar um futuro profissional que antes não imaginava. Ver mulheres atuando como operadoras mostra que esse espaço também é nosso”, diz.
A Suzano mantém abertas oportunidades para quem deseja construir carreira na companhia. As vagas estão disponíveis na Plataforma de Oportunidades da Suzano, onde é possível se candidatar aos processos seletivos em andamento e se inscrever no Banco de Talentos. A empresa reforça que todos os processos são gratuitos, sem cobrança de qualquer taxa.
A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina e líder no segmento de papel higiênico no Brasil. Com mais de 100 anos de história, a companhia atua com foco em inovação e sustentabilidade, desenvolvendo produtos a partir de matéria-prima renovável.
Presente na vida de mais de 2 bilhões de pessoas em todo o mundo, a Suzano produz celulose, papéis para higiene pessoal, embalagens, impressão e escrita, entre outros itens. Suas ações são negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Mais informações estão disponíveis em suzano.com.br.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Delas Day 2026 reúne instituições e consolida protagonismo feminino em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Passe Escolar 2026: cadastramento e recadastramento começam em 28 de janeiro em Três Lagoas
Leia Mais
CAPS funciona em regime de “portas abertas” e garante acolhimento imediato em saúde mental em Três Lagoas
Leia Mais
PSOL reúne mais de 700 militantes e lança pré-candidaturas ao Governo de MS e ao Senado
Municípios