Política / Justiça
Maioria dos brasileiros é contra o PL da Dosimetria, aponta pesquisa Genial/Quaest
Levantamento mostra rejeição à redução de penas para Bolsonaro e envolvidos nos atos de 8 de Janeiro
17/12/2025
13:15
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A maioria dos brasileiros se posiciona contra o Projeto de Lei da Dosimetria, que propõe a redução de penas para condenados pela tentativa de golpe de Estado, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). É o que revela pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (17).
De acordo com o levantamento, 47% dos entrevistados são contra a redução de penas, enquanto 43% se dizem favoráveis. Entre os que apoiam mudanças, 24% defendem a aprovação do texto como está e 19% avaliam que as penas deveriam ser ainda mais reduzidas.
A pesquisa também investigou como a população interpreta o objetivo do projeto. Para 58% dos brasileiros, o PL da Dosimetria foi pensado para beneficiar diretamente Jair Bolsonaro. Já 30% acreditam que a proposta busca reduzir as penas de todos os envolvidos na trama golpista. Outros entrevistados não souberam responder.
Apesar da relevância do tema, 53% dos entrevistados afirmaram não saber que o projeto já foi aprovado na Câmara dos Deputados. Apenas 47% disseram ter conhecimento da tramitação do PL da Dosimetria.
O levantamento abordou ainda a opinião dos brasileiros sobre uma anistia completa aos envolvidos nos atos de 8 de Janeiro:
44% são contra qualquer tipo de anistia
36% defendem uma anistia que inclua todos os envolvidos
10% apoiam uma anistia restrita apenas aos manifestantes condenados pelos atos de vandalismo e invasão das sedes dos Poderes
10% não souberam ou não responderam
A pesquisa evidencia forte polarização política sobre o tema. Entre os entrevistados que se declararam bolsonaristas:
53% defendem reduções de pena ainda maiores do que as previstas no projeto
10% são contra a diminuição das penas
Já entre os que se identificam como lulistas:
77% são contrários à redução de penas
Apenas 4% defendem reduções ainda maiores
O relator do PL da Dosimetria na Câmara, deputado Paulinho da Força (Solidariedade), afirmou que o texto poderia reduzir a pena de Jair Bolsonaro em regime fechado de seis anos e dez meses para algo entre dois e três anos, considerando apenas a condenação por participação na tentativa de golpe.
No entanto, no Senado, cresce a avaliação de que o texto está redigido de forma ampla, podendo beneficiar também condenados por outros crimes, o que provocou perda de apoio entre os parlamentares. A votação, que estava prevista para esta quarta-feira, enfrenta resistência.
A pesquisa Genial/Quaest ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais, entre os dias 11 e 14 de dezembro, em todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Dia D Pela Vida nas Rodovias reforça alerta nacional contra o uso do celular ao volante
Leia Mais
PF realiza perícia médica em Bolsonaro por determinação de Moraes; laudo deve sair na sexta-feira
Leia Mais
Gleice Jane participa da assinatura do protocolo “Todos por Elas” para combater feminicídio e racismo nas escolas de MS
Leia Mais
Justiça determina intervenção no Consórcio Guaicurus e impõe multa diária de R$ 300 mil à Prefeitura de Campo Grande
Municípios