Campo Grande (MS), Quarta-feira, 03 de Dezembro de 2025

Interior / Ribas do Rio Pardo

Com apoio da Suzano, Ribas do Rio Pardo lança protocolos de atendimento a mulheres vítimas de violência

Parceria público-privada estabelece fluxos padronizados para acolhimento, encaminhamento e acompanhamento das vítimas pela rede local de proteção

03/12/2025

12:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

Ribas do Rio Pardo deu um passo importante no fortalecimento das políticas públicas voltadas à proteção das mulheres ao lançar, com apoio da Suzano, os novos Fluxos e Protocolos de Atendimento à Mulher Vítima de Violência. O evento, realizado em 28 de novembro, reuniu representantes da empresa, da Childhood Brasil, da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS).

De acordo com Leonardo Mendonça Pimenta, diretor de Operações Industriais da Suzano, o lançamento integra um conjunto de ações estruturantes de desenvolvimento social promovido pela companhia no município. “A Suzano entende que o enfrentamento à violência contra a mulher exige articulação, método e compromisso permanente. Ao fomentar a construção desses fluxos e protocolos em Ribas do Rio Pardo, contribuímos para que a rede de proteção atue de forma integrada, garantindo acesso mais rápido e seguro aos direitos”, afirmou.

A secretária municipal de Assistência Social, Eliane Moura, destacou que o material padroniza procedimentos e melhora a resposta dada às vítimas. “A parceria com a Suzano é crucial para consolidar essa política pública, pois fortalece a rede, viabiliza recursos, qualifica tecnicamente as equipes e garante a sustentabilidade das ações no longo prazo. Os fluxos e protocolos vão otimizar o tempo, garantir a segurança da vítima e permitir que os profissionais foquem na empatia e na comunicação”, explicou.

A desembargadora Jaceguara Dantas da Silva, coordenadora estadual da Mulher no TJMS, ressaltou que a iniciativa está alinhada à Política Judiciária Estadual de Enfrentamento à Violência contra a Mulher. “As parcerias institucionais são fundamentais para ampliar a capilaridade das ações e garantir que as políticas públicas cheguem às mulheres em todos os territórios. A colaboração com empresas como a Suzano demonstra que a proteção à mulher é uma responsabilidade compartilhada”, afirmou.

A participação da Suzano na agenda de defesa de direitos no município começou ainda no período de construção da fábrica. Em julho, a empresa apoiou o lançamento da cartilha de fluxos e protocolos de atendimento a crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência, reforçando o Sistema de Garantia de Direitos local.

Entre as próximas etapas previstas para a implementação dos novos fluxos estão:

  • a capacitação continuada das equipes envolvidas;

  • a integração de tecnologias que qualifiquem os atendimentos;

  • a ampliação de programas de autonomia econômica para mulheres;

  • o fortalecimento das ações de prevenção e atendimento à violência no município.

Com a iniciativa, Ribas do Rio Pardo avança na construção de uma rede de proteção mais estruturada, articulada e eficiente, consolidando parcerias que ampliam a segurança, o acolhimento e a garantia de direitos das mulheres.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: