Economia / Meio Ambiente
Suzano, Tencent e Ecofuturo fecham parceria na COP30 para ampliar conservação e educação ambiental com uso de inteligência artificial
Acordo prevê monitoramento da biodiversidade por IA e criação de plataformas digitais para engajar o público em ações de proteção ambiental no Brasil e na China
19/11/2025
08:30
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A Suzano, maior produtora mundial de celulose, anunciou na COP30, em Belém (PA), a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) com a gigante chinesa de tecnologia Tencent e o Instituto Ecofuturo. A parceria unirá manejo florestal sustentável, tecnologia digital avançada e educação ambiental para impulsionar novas formas de engajamento da sociedade na conservação da biodiversidade.
O acordo prevê ações conjuntas no Brasil e na China, com foco no uso de inteligência artificial, criação de plataformas digitais interativas e desenvolvimento de programas imersivos de educação.
A primeira iniciativa da parceria será um projeto piloto que utilizará ferramentas de IA desenvolvidas pela Tencent, capazes de reconhecer espécies de animais de forma automática. O recurso será usado para monitorar a biodiversidade no Parque das Neblinas e em outras áreas de conservação geridas pelo Ecofuturo.
Além disso, as organizações irão desenvolver plataformas digitais de educação ambiental e experiências interativas para ampliar o conhecimento do público e aproximar a sociedade dos temas ligados à biodiversidade.
“A perda da biodiversidade é um dos maiores desafios globais. Esta parceria combina forças complementares para gerar engajamento público e criar transformações duradouras”, afirmou Malu Paiva, Vice-Presidente Executiva de Sustentabilidade, Comunicação e Marca da Suzano.
A executiva destacou ainda que a iniciativa tem potencial de ser replicada nos 1,1 milhão de hectares de áreas de conservação protegidas pela Suzano nos biomas Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica.
Para a Tencent, a colaboração reforça a missão de unir inovação tecnológica e impacto socioambiental positivo.
“A tecnologia pode redefinir nossa relação com a natureza. Ao combinar nossa expertise digital com o trabalho de campo da Suzano e do Ecofuturo, queremos transformar inovações em ferramentas práticas de conservação”, destacou Xu Hao, Vice-Presidente da Tencent Sustainable Social Value.
O Instituto Ecofuturo, criado pela Suzano em 1999, reforça que a parceria permitirá ampliar o alcance de seus programas de educação e conservação.
“Há décadas conectamos pessoas à natureza por meio da educação. Esta parceria nos permite usar tecnologia para inspirar novas gerações e fortalecer a proteção da biodiversidade”, afirmou Valeria Blos, Diretora Geral do Ecofuturo.
O Instituto é responsável pela gestão do Parque das Neblinas, área de 7 mil hectares reconhecida pela UNESCO como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, que abriga mais de 1.300 espécies identificadas, incluindo 41 ameaçadas de extinção.
Maior produtora mundial de celulose e uma das principais fabricantes de papéis da América Latina, atua com inovação sustentável há mais de 100 anos. Seus produtos, feitos a partir de matéria-prima renovável, chegam a 2 bilhões de pessoas.
Multinacional de tecnologia fundada em 1998, líder global em comunicações, entretenimento e soluções digitais. Atua com a missão de gerar “Tecnologia para o Bem”, com sede em Shenzhen.
Organização sem fins lucrativos dedicada à conservação e educação ambiental. Gerencia áreas naturais como o Parque das Neblinas e promove ações de pesquisa, conscientização e restauração ambiental.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Zé Teixeira solicita reconhecimento de calamidade pública em Ivinhema após destruição causada por chuvas intensas
Leia Mais
Assembleia autoriza empréstimo de US$ 80 milhões para garantir PPP do Hospital Regional de MS
Leia Mais
Hospital de Dourados poderá ter UTI “inteligente” de padrão chinês financiada pelo Banco do Brics
Leia Mais
Lei de Hashioka amplia Política Estadual de Reciclagem e inclui pneus inservíveis em Mato Grosso do Sul
Municípios