Educação / Sustentabilidade
Instituto Motiva anuncia vencedores do Prêmio Escolas Baseadas na Natureza 2025
Iniciativa reconhece práticas inovadoras que integram educação e meio ambiente; projeto de Corumbá (MS) foi destaque regional
26/09/2025
08:30
MOTIVA
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O Instituto Motiva, em parceria com a concessionária Motiva Pantanal, anunciou os vencedores do Prêmio Escolas Baseadas na Natureza 2025, iniciativa que valoriza escolas de todo o Brasil por projetos que unem educação, sustentabilidade e protagonismo estudantil.
Na área de atuação da Motiva Pantanal, a vencedora foi a E.M.R.E.I. Polo Paraguai Mirim e Extensões, de Corumbá (MS), com o projeto “Entre Águas e Aprendizagens: Transformando a Minha Comunidade”, que se destacou pelo envolvimento direto dos estudantes em ações ambientais e pela integração com a comunidade local.
Além de Corumbá, outras quatro instituições de ensino foram reconhecidas:
Escola Municipal da Floresta (Paracambi, RJ) – “Aprender com a Terra, Cultivar o Futuro”
Escola Municipal Enock Amaral (Lauro de Freitas, BA) – “Raízes e Rios: Reconectando Infâncias e Territórios”
Escola I. Profª Ernestina Pereira Martins (Paulo Lopes, SC) – “Pátio Vivo da Ernestina: Semeando Futuros, Colhendo Saberes”
E.M. do Campo Profª Andréa Ferraz de Oliveira (Itararé, SP) – “Salas Abertas: Reconectar com a Natureza”
Neste ano, o prêmio recebeu 213 inscrições de diferentes regiões do país, com cinco projetos selecionados para implantação. A avaliação considerou critérios como inovação, impacto, protagonismo estudantil e conexão com o território.
O prêmio integra a estratégia de formação em Educação baseada na Natureza (EbN), voltada a professores, coordenadores pedagógicos e diretores do Ensino Fundamental. As formações são 100% online, assíncronas, autoinstrucionais, com tutoria e certificação de 40 horas. O objetivo é fortalecer práticas pedagógicas inovadoras que promovam consciência ambiental, interdisciplinaridade e vínculo com a natureza.
O Escolas Baseadas na Natureza é considerado o maior programa privado de educação com foco na integração da natureza no Brasil. Criado a partir da reformulação do antigo Caminhos para a Cidadania (lançado em 2002), já está presente em 280 municípios, beneficiando indiretamente 177 mil alunos. O programa tem como parceiros técnicos o Instituto Crescer e o Instituto Alana.
Mais informações estão disponíveis no site oficial: www.escolasebn.com.br
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Catan diz que “população pede” candidatura própria do PL ao Governo de MS em 2026
Leia Mais
ALEMS aprova PEC de Zé Teixeira que altera data de posse do governador em MS
Leia Mais
Salário mínimo de 2026 será de R$ 1.621, confirma governo federal
Leia Mais
Posse de governador e vice em MS passa de 1º para 6 de janeiro a partir de 2026
Municípios