Educação / Cidadania
Com apoio da Defensoria, jovem assentada garante matrícula em curso de Agronomia na Unesp
Maria Eduarda Leal, de Selvíria, superou burocracia escolar e iniciou graduação em Ilha Solteira após decisão judicial
25/09/2025
13:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Aos 18 anos, a jovem Maria Eduarda Soares Pereira Leal, assentada em Selvíria, começou a realizar o sonho de cursar o ensino superior. Caloura do bacharelado em Engenharia Agronômica da Unesp, em Ilha Solteira (SP), ela só conseguiu efetivar a matrícula graças à atuação da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul (DPMS).
Mesmo aprovada no vestibular, Maria Eduarda estava impedida de se matricular porque ainda concluiria o 3º ano do ensino médio apenas em dezembro de 2025. A escola estadual onde estudava se recusava a fornecer o certificado de conclusão antecipado, documento exigido para a matrícula.
O caso foi acompanhado pela defensora substituta Stephany Oliveira Giardini Fonseca, em Três Lagoas, que acionou a Justiça e obteve tutela de urgência. Com a decisão, a instituição de ensino foi obrigada a emitir o certificado, viabilizando a matrícula imediata da estudante.
Emocionada, Maria Eduarda celebrou o início da nova etapa:
“Sempre foi um sonho meu entrar em uma universidade pública… Eu tinha 48 horas para fazer minha matrícula e o trabalho da defensora foi muito bem-feito! Nunca vou ser capaz de agradecer à altura.”
Para a defensora, a conquista representa uma mudança profunda na trajetória da família da jovem:
“Ela será a primeira a conseguir essa grande conquista [formar-se num curso superior], capaz de mudar a realidade de um núcleo familiar para sempre.”
Há 43 anos, a Defensoria Pública de MS atua oferecendo assistência jurídica integral e gratuita à população em situação de vulnerabilidade. A instituição está presente em comunidades, aldeias, fóruns e ruas, atuando em áreas como saúde, moradia, direitos das mulheres, crianças e adolescentes, povos indígenas, idosos, população em situação de rua e pessoas com deficiência.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Catan diz que “população pede” candidatura própria do PL ao Governo de MS em 2026
Leia Mais
ALEMS aprova PEC de Zé Teixeira que altera data de posse do governador em MS
Leia Mais
Salário mínimo de 2026 será de R$ 1.621, confirma governo federal
Leia Mais
Posse de governador e vice em MS passa de 1º para 6 de janeiro a partir de 2026
Municípios