Campo Grande (MS), Quinta-feira, 25 de Setembro de 2025

Educação / Cidadania

Com apoio da Defensoria, jovem assentada garante matrícula em curso de Agronomia na Unesp

Maria Eduarda Leal, de Selvíria, superou burocracia escolar e iniciou graduação em Ilha Solteira após decisão judicial

25/09/2025

13:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

Aos 18 anos, a jovem Maria Eduarda Soares Pereira Leal, assentada em Selvíria, começou a realizar o sonho de cursar o ensino superior. Caloura do bacharelado em Engenharia Agronômica da Unesp, em Ilha Solteira (SP), ela só conseguiu efetivar a matrícula graças à atuação da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul (DPMS).

Obstáculo burocrático

Mesmo aprovada no vestibular, Maria Eduarda estava impedida de se matricular porque ainda concluiria o 3º ano do ensino médio apenas em dezembro de 2025. A escola estadual onde estudava se recusava a fornecer o certificado de conclusão antecipado, documento exigido para a matrícula.

O caso foi acompanhado pela defensora substituta Stephany Oliveira Giardini Fonseca, em Três Lagoas, que acionou a Justiça e obteve tutela de urgência. Com a decisão, a instituição de ensino foi obrigada a emitir o certificado, viabilizando a matrícula imediata da estudante.

Conquista inédita

Emocionada, Maria Eduarda celebrou o início da nova etapa:

“Sempre foi um sonho meu entrar em uma universidade pública… Eu tinha 48 horas para fazer minha matrícula e o trabalho da defensora foi muito bem-feito! Nunca vou ser capaz de agradecer à altura.”

Para a defensora, a conquista representa uma mudança profunda na trajetória da família da jovem:

“Ela será a primeira a conseguir essa grande conquista [formar-se num curso superior], capaz de mudar a realidade de um núcleo familiar para sempre.”

Defensoria Pública em ação

Há 43 anos, a Defensoria Pública de MS atua oferecendo assistência jurídica integral e gratuita à população em situação de vulnerabilidade. A instituição está presente em comunidades, aldeias, fóruns e ruas, atuando em áreas como saúde, moradia, direitos das mulheres, crianças e adolescentes, povos indígenas, idosos, população em situação de rua e pessoas com deficiência.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: