Sebrae / Empreendedorismo
Em Bonito, assembleia das juntas comerciais celebra lançamento de ferramenta digital para fomentar ambiente de negócios
Evento promove reuniões técnicas, abordando temas estratégicos, como inovação tecnológica e desburocratização de processos.
25/09/2025
12:45
SEBRAE
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Até o dia 26 de setembro, representantes das Juntas Comerciais de todo o país estarão reunidos em Bonito (MS) para participar da Assembleia Geral da Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju). Realizado em parceria com o Governo do Estado – por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) e da Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (Jucems), o encontro é correalizado pelo Sebrae/MS.
A abertura oficial aconteceu na noite dessa quarta-feira (24) e reuniu mais de 100 pessoas, entre autoridades estaduais e nacionais. No encontro, foi celebrado o lançamento do Jucems IA, ferramenta de inteligência artificial desenvolvida para modernizar e agilizar os serviços da Junta Comercial sul-mato-grossense. A novidade promete reduzir para apenas duas horas e meia o prazo médio do processo de registro, além de disponibilizar certidões via WhatsApp em até quatro minutos após o pagamento da guia.
Para o vice-governador de Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa, o Barbosinha, o encontro nacional fortalece o empreendedorismo. “Eventos como este são fundamentais para integrar os estados, compartilhar boas práticas e garantir que o empreendedor sul-mato-grossense tenha cada vez mais celeridade para abrir e manter o seu negócio”, pontuou.
O secretário da Semadesc e vice-presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS, Jaime Verruck, reforçou a relevância do encontro e destacou o lançamento da ferramenta de inteligência artificial da Jucems. “A Assembleia da Fenaju foi um momento de alinhamento nacional. Lançar o Jucems IA aqui em Bonito reforçou o compromisso de Mato Grosso do Sul com a modernização do registro comercial, a transparência nos negócios e a tranquilidade jurídica”.
Já o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, enfatizou o impacto positivo da parceria entre as instituições. “Cada passo que damos rumo à desburocratização é um incentivo para que mais pessoas se formalizem e tenham seus negócios prosperando”, observou. “O Sebrae é parceiro histórico da Jucems na transformação digital e seguirá contribuindo para simplificar a vida do empreendedor”, completou.
De acordo com o presidente da Jucems, Nivaldo Rocha, a instituição tem trabalhado para facilitar o atendimento ao público e garantir maior eficiência nas análises de documentos. “São dois pré-requisitos: atuar como facilitador e evitar erros materiais e de processo. O grande objetivo é simplificar, reduzir a dependência de recursos humanos e facilitar a vida de quem utiliza nossos serviços. Com isso, ganhamos tempo, agilidade, simplificação e segurança”, destacou.
A solenidade também marcou a entrega da Comenda Fenaju, que homenageou personalidades que contribuem para o desenvolvimento do ambiente de negócios no país. Em Mato Grosso do Sul, os agraciados foram o governador Eduardo Riedel – representado no ato pelo vice, Barbosinha –, o secretário de estado da Semadesc, Jaime Verruck, e o diretor-técnico do Sebrae/MS, Claudio Mendonça.
Nos dias 25 e 26, a programação segue com reuniões técnicas, abordando temas estratégicos para a integração das juntas comerciais, inovação tecnológica e desburocratização de processos.
Parceria pela desburocratização
Desde 2006, o Sebrae é parceiro do Governo do Estado e dos municípios em ações conjuntas voltadas à melhoria do ambiente de negócios em Mato Grosso do Sul. Um marco importante foi a adesão de 100% dos municípios à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), em 2023, o que trouxe mais agilidade para a formalização e fortaleceu o empreendedorismo no Estado.
Em 2024, a Jucems também lançou, com apoio do Sebrae/MS, a ferramenta “MS Agiliza Empresa no Zap”, que permite a abertura de empresas diretamente pelo WhatsApp. A iniciativa, que promove eficiência e praticidade para os empresários, foi desenvolvida pela Junta Comercial do Ceará e cedida ao projeto Redesim Conectada, que reúne juntas comerciais de nove estados em parceria com o Sebrae.
Para mais informações sobre as ações apoiadas pelo Sebrae/MS, acesse ms.sebrae.com.br ou entre em contato pela Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Gerson Claro defende estabilidade institucional e admite candidatura ao Senado em 2026
Leia Mais
Deputado Zé Teixeira solicita veículos para reforçar saúde em Jardim e trânsito em Deodápolis
Leia Mais
Moraes determina desbloqueio das redes sociais de Carla Zambelli
Leia Mais
Apagão no Parque dos Poderes interrompe sessão do TJMS e deve ser resolvido ainda nesta tarde
Municípios