Política Internacional
Trump surpreende e elogia Lula na ONU: “Um homem muito agradável, tivemos excelente química”
Presidente dos EUA relatou encontro rápido com Lula nos bastidores da Assembleia Geral e disse que ambos devem conversar na próxima semana
23/09/2025
11:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, surpreendeu ao elogiar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta terça-feira (23), após um breve encontro entre os dois líderes durante a abertura da 80ª Assembleia Geral da ONU, em Nova York.
Trump relatou que o encontro durou menos de um minuto, mas afirmou ter sentido “uma química excelente” com o petista.
“Ele pareceu um homem muito agradável. Na verdade, ele gostou de mim, eu gostei dele. Tivemos uma excelente química por pelo menos uns 39 segundos”, declarou o republicano.
Segundo o americano, o encontro ocorreu entre os discursos — Lula abriu a sessão, seguindo a tradição brasileira, e Trump falou logo em seguida.
“Eu estava entrando no plenário e o líder do Brasil estava saindo. Nós realmente combinamos de nos encontrar na próxima semana. Não tivemos muito tempo para conversar, tipo uns 20 segundos”, relatou Trump.
A fala amistosa contrasta com o tom duro que vinha marcando as relações entre Brasil e EUA desde julho, quando Trump anunciou tarifas de 50% sobre produtos brasileiros em retaliação ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado pelo STF a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado.
No próprio discurso de abertura da ONU, Lula reforçou a defesa da democracia brasileira:
“Diante dos olhos do mundo, o Brasil deu um recado a todos os candidatos a autocratas: nossa democracia e nossa soberania são inegociáveis”, disse, em clara referência às sanções de Washington.
Apesar dos elogios de Trump, analistas e diplomatas veem o gesto com cautela. O professor de Relações Internacionais da UFF e pesquisador de Harvard, Vitelio Brustolin, afirmou à GloboNews:
“É um passo importante, mas nada indica que ele será apaziguador com Lula.”
Já o comentarista Marcelo Lins destacou o caráter imprevisível do republicano:
“Trump é uma figura tão errática que é de fato possível ele ter gostado de Lula.”
A Assembleia Geral da ONU é o maior fórum diplomático do planeta, reunindo líderes de 193 países. Esta é a primeira viagem de Lula aos EUA desde o retorno de Trump à presidência, em janeiro de 2024.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Um mês após transferência para a Papudinha, Bolsonaro mantém articulação política de dentro da prisão
Leia Mais
Radares com Inteligência Artificial registram mais de 20 mil infrações em cinco meses no Brasil
Leia Mais
Relatório da PF aponta repasses de R$ 35 milhões ligados a resort que teve Toffoli como sócio
Leia Mais
Processo seletivo do Governo de MS oferece 14 vagas com salários de R$ 5,5 mil; inscrições terminam dia 18
Municípios