Política Internacional
Senadores dos EUA apresentam resolução para cancelar tarifas de 50% contra o Brasil
Medida tem poucas chances de aprovação, mas reforça pressão no Congresso sobre legalidade das sobretaxas impostas por Trump
19/09/2025
07:45
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Um grupo de senadores americanos apresentou no Congresso dos Estados Unidos uma resolução contra as tarifas de 50% aplicadas aos produtos brasileiros, classificando como ilegal a decisão do presidente Donald Trump de impor sobretaxas unilaterais ao Brasil.
A medida, apoiada por cinco senadores, contesta a base legal usada pela Casa Branca para impor o aumento de 40% em julho, que se somou às tarifas de 10% já aplicadas desde abril.
Chuck Schumer (Nova York) – líder da minoria democrata;
Rand Paul (Kentucky) – republicano;
Jeanne Shaheen (New Hampshire) – democrata;
Tim Kaine (Virgínia) – democrata;
Ron Wyden (Oregon) – democrata.
Trump fundamentou as medidas na IEEPA (Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional), que permite ao presidente declarar emergência para adotar sanções econômicas. Para críticos, não há justificativa plausível para considerar as importações brasileiras como ameaça.
Chuck Schumer acusou Trump de usar uma “falsa emergência” para beneficiar politicamente o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Rand Paul declarou estar “alarmado” com a situação política no Brasil, mas reforçou que “a política comercial pertence ao Congresso, não à Casa Branca”.
A resolução dificilmente será aprovada pelas duas Casas do Congresso, já que a Câmara costuma barrar medidas contrárias a Trump. No entanto, a iniciativa tem forte peso simbólico, pois pode forçar republicanos a se posicionarem sobre a constitucionalidade das tarifas.
O senador Tim Kaine já havia liderado, no início do ano, proposta semelhante contra sobretaxas emergenciais aplicadas ao Canadá e México, alegando risco de “pandemia de fentanil”. Na ocasião, a medida passou pelo Senado com votos republicanos, mas foi bloqueada na Câmara.
No comunicado, os senadores destacam que os EUA importam mais de US$ 40 bilhões anuais do Brasil, incluindo quase US$ 2 bilhões em café. Para eles, a continuidade das tarifas pode prejudicar as economias de ambos os países e aproximar o Brasil ainda mais da China no comércio internacional.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Organize suas finanças e comece 2026 com mais tranquilidade: especialista do Sicoob dá dicas para sair das dívidas
Leia Mais
Lia Nogueira solicita apoio para agricultura e infraestrutura na comunidade indígena Te’yikue, em Caarapó
Leia Mais
Obras e manutenção seguem nesta sexta-feira (19) na BR-163/MS; veja trechos com restrições
Leia Mais
Riedel sanciona lei que concede desconto de 30% no ITCD para doações em vida em Mato Grosso do Sul
Municípios