Política / Justiça
Marcos do Val afirma ter alertado Fux sobre sanções dos EUA caso não “salvasse Bolsonaro”
Senador diz ter se reunido com o ministro do STF em junho e exibiu supostos e-mails; Corte e Embaixada dos EUA ainda não se manifestaram
10/09/2025
22:45
MTP
DA REDAÇÃO
©REPRODUÇÃO
O senador Marcos do Val (Podemos-ES) declarou nesta quarta-feira (10) que teria se reunido com o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), em 4 de junho, e o advertido sobre possíveis sanções internacionais caso não mudasse sua postura em julgamentos ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Durante uma live transmitida enquanto Fux lia seu voto no julgamento da suposta trama golpista, o parlamentar afirmou ter dito ao ministro que ele “está com a missão de salvar Bolsonaro” e que não teria seu visto suspenso pelos Estados Unidos caso passasse a divergir do relator, Alexandre de Moraes.
No julgamento, Fux abriu divergência e votou pela absolvição de Bolsonaro das acusações de organização criminosa e deterioração de patrimônio. O ministro também indicou a inadmissibilidade da ação penal no STF, argumentando que a instância não seria adequada para o caso.
Do Val exibiu na transmissão o que seriam trocas de e-mails com o gabinete de Fux e disse que a reunião foi alinhada com o senador norte-americano Marco Rubio, apresentando o encontro como parte de uma articulação internacional.
Segundo ele, durante viagem aos Estados Unidos em julho, teria discutido o assunto com integrantes do Departamento de Estado, mesmo após ter o passaporte retido por decisão de Moraes. O parlamentar foi alvo de uma operação da Polícia Federal por descumprir a determinação judicial.
“Depois de hoje, Fux está seguindo o que havia sido prometido”, declarou Do Val em sua transmissão.
O portal Metrópoles solicitou posicionamentos oficiais ao Supremo Tribunal Federal e à Embaixada dos Estados Unidos sobre as declarações de Marcos do Val. Até o momento, não houve manifestação pública.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Morre o empresário Oscar Maroni, aos 74 anos
Leia Mais
Mega da Virada movimenta lotéricas com apostadores de última hora no último dia de 2025
Leia Mais
Prof.ª Gleice Jane encerra 2025 como a 2ª parlamentar mais propositiva da ALEMS
Leia Mais
Suzano abre seis processos seletivos em Mato Grosso do Sul com vagas em quatro municípios
Municípios