Campo Grande (MS), Segunda-feira, 18 de Agosto de 2025

Política Internacional

Com Zelensky, Trump fala em “chance razoável” de paz duradoura entre Rússia e Ucrânia

Encontro na Casa Branca antecede cúpula com líderes europeus e reforça pressão por acordo de cessar-fogo

18/08/2025

14:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

Washington (EUA) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta segunda-feira (18/8) acreditar que existe uma “chance razoável” de alcançar uma paz duradoura para encerrar a guerra entre Rússia e Ucrânia. A fala ocorreu durante reunião bilateral com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, na Casa Branca, em encontro que antecede a cúpula com líderes da Europa, da Otan e da União Europeia.

Trump aposta em reunião trilateral

Segundo Trump, uma reunião trilateral envolvendo também o presidente da Rússia, Vladimir Putin, poderá abrir caminho para o fim do conflito, que já dura mais de três anos.

“Acho que, se tudo correr bem hoje, teremos uma trilateração. E acho que haverá uma chance razoável de acabar com a guerra quando fizermos isso”, afirmou Trump, no Salão Oval, ao lado de Zelensky.

O republicano reforçou o otimismo ao falar em um acordo definitivo:

“Teremos uma paz duradoura”, previu.

Pressão sobre Zelensky

Questionado sobre as exigências de Putin de tratar das chamadas “causas profundas” do conflito, Trump minimizou:

“A guerra vai acabar quando acabar. Não posso dizer quando, mas a guerra vai acabar. Este senhor [Zelensky] quer que ela acabe, e Vladimir Putin quer que ela acabe. Acho que o mundo inteiro está cansado disso e vamos acabar com isso.”

Trump também afirmou no domingo (17/8) que o fim da guerra depende “quase imediatamente” de Zelensky, transferindo ao ucraniano a responsabilidade de avançar nas negociações.

Resposta da Ucrânia

Zelensky respondeu de forma cautelosa, afirmando que a Ucrânia busca uma paz justa, mas reforçou que a invasão russa não pode ser esquecida:

“Queremos uma paz justa. Nossa história e nossa soberania não podem ser apagadas”, disse.

Contexto diplomático

O encontro bilateral ocorre dias após Trump se reunir com Putin no Alasca. Na ocasião, ambos defenderam a continuidade do diálogo, mas não anunciaram medidas concretas para um cessar-fogo.

A expectativa é que as conversas em Washington resultem em um esboço de acordo de paz, depois de quase dois anos de impasse diplomático. No entanto, Zelensky enfrenta dificuldades adicionais, já que uma eventual negociação pode envolver pressões para discutir os territórios ocupados pela Rússia — tema sobre o qual evitou se pronunciar.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: