Política / Justiça
Eduardo Bolsonaro exibe carta de Trump a Bolsonaro e manda “último recado” a autoridades brasileiras
Deputado afirma que sanções dos EUA contra o Brasil podem avançar e critica atuação do Itamaraty em Washington
17/08/2025
22:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) divulgou neste domingo (17) um vídeo em que mostra uma carta enviada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao ex-presidente Jair Bolsonaro, e aproveitou para mandar o que chamou de “último recado” às autoridades brasileiras. A publicação ocorreu logo após a definição da data do julgamento de Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF) pela acusação de participação em um plano de golpe de Estado em 2022.
No vídeo, Eduardo exibiu o documento em inglês, endereçado a “The Honorable Jair Messias Bolsonaro, 38th President of the Federal Republic of Brazil”. Segundo o deputado, Trump teria expressado preocupação com a prisão domiciliar do aliado e elogiado sua trajetória política.
“Foi o presidente Trump para o Jair Bolsonaro, tecendo elogios, falando na preocupação dele com a prisão, a perseguição que ele está sofrendo”, afirmou Eduardo.
Eduardo Bolsonaro afirmou que a atual postura do governo americano deve ser levada a sério e criticou a condução da diplomacia brasileira em Washington:
“Eu estou dando mais um aviso, um conselho a vocês, de alguém que consegue se encontrar com as autoridades daqui e conhece o clima de dentro, da fonte”, disse.
Ele também criticou a atuação da embaixadora Maria Luiza Ribeiro Viotti, representante do Brasil em Washington, dizendo que o Itamaraty não teria conseguido acesso à Casa Branca.
“A embaixadora recebeu uma porta na cara. Voltou correndo das férias e recebeu uma porta na cara. A famosa frase, né? ‘Too late’. Tarde demais.”
Durante o vídeo, o parlamentar exaltou o poder internacional de Trump, citando negociações recentes e encontros do republicano com líderes mundiais.
“Esse cara aqui ganhou do Trudeau no Canadá, ganhou o que ele queria do México, aumentou o PIB da União Europeia para fim de defesa. Ele senta com Putin, aperta a mão do Kim Jong-un, bombardeia o Ali Khamenei. Vocês acham mesmo que são vocês que vão conseguir parar e enrolar esse cara daqui?”, questionou.
Eduardo Bolsonaro reforçou que o ex-presidente norte-americano poderia usar instrumentos de pressão contra o Brasil:
“Vocês que estão com o poder da caneta no Brasil, ajam antes que seja tarde demais. Porque depois, se esse cara aqui resolver de fato usar as armas que ele tem, que ele nem começou a usar, aí que não haverá mais volta.”
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Riedel e Reinaldo devem deixar PSDB; deputados podem permanecer na sigla em MS
Leia Mais
Moraes diz que não recuará “um milímetro” no julgamento de Bolsonaro
Leia Mais
Moraes acusa Eduardo Bolsonaro de “envenenar” relação entre Brasil e EUA com desinformação
Leia Mais
Ataque russo mata quatro pessoas horas antes de encontro entre Trump e Zelensky em Washington
Municípios