Política / Partidos
PL expulsa deputado Antonio Carlos Rodrigues por críticas a Trump em meio a crise diplomática e pressão da bancada
Parlamentar paulista é punido após condenar tarifaço dos EUA; Valdemar Costa Neto diz que legenda precisa de diplomacia, não de "populismo barato"
31/07/2025
11:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O Partido Liberal (PL) oficializou nesta quarta-feira (31) a expulsão do deputado federal Antonio Carlos Rodrigues (SP), após ele fazer críticas públicas ao ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A medida foi tomada após forte pressão da bancada da sigla, que considerou as declarações do parlamentar "inaceitáveis" diante do cenário de crise diplomática e econômica causado pelas recentes sanções americanas contra o Brasil.
Trump impôs um tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros e revogou vistos de integrantes do Supremo Tribunal Federal, como o ministro Alexandre de Moraes. Essas ações elevaram a tensão entre os dois países e levaram o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) a organizar uma campanha nos EUA para defender o pai, Jair Bolsonaro, que responde no STF por tentativa de golpe de Estado e outros crimes.
Em nota, o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, afirmou que a expulsão do parlamentar foi motivada pela gravidade de suas falas e pelo clima interno da legenda. “A pressão da nossa bancada foi muito grande. Nossos parlamentares entendem que atacar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é uma ignorância sem tamanho”, declarou.
Valdemar também disse que o PL precisa de “diplomacia e diálogo, não de populismo barato”. Segundo ele, a legenda busca focar na reconstrução do país, evitando atritos internacionais que prejudiquem o desenvolvimento nacional.

Antonio Carlos Rodrigues está em seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados, mas tem longa trajetória política. Foi vereador em São Paulo por quatro mandatos e chegou a ser ministro dos Transportes no governo de Dilma Rousseff (PT). Ele ainda não se pronunciou oficialmente sobre a expulsão.
A decisão do PL ocorre paralelamente às articulações de Eduardo Bolsonaro nos Estados Unidos, onde o deputado busca apoio político e jurídico para reverter as sanções aplicadas pelo governo Trump, além de tentar blindar Jair Bolsonaro das acusações em curso no Supremo.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Dakila Pesquisas apresenta o Skyros, o primeiro carro voador agrícola 100% elétrico e não tripulado do Brasil
Leia Mais
Pressionado por governadores, Hugo Motta adia votação do PL Antifacção para 18 de novembro
Leia Mais
Defesas de réus do núcleo militar negam envolvimento em plano para matar Moraes e Lula
Leia Mais
Derrite apresenta 4º relatório do PL Antifacção e ajusta destinação de recursos da PF
Municípios