TCE / Institucional
Conselheiro Jerson Domingos se despede do TCE-MS presidindo a Sessão do Pleno
Com 30 anos de vida pública, ex-presidente da Assembleia e do Tribunal de Contas encerra ciclo marcado por diálogo, gestão humanizada e legado social pela primeira infância
12/11/2025
12:15
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Em um gesto de reconhecimento pela trajetória exemplar no serviço público, o presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS), conselheiro Flávio Kayatt, delegou a condução da Sessão do Pleno desta quarta-feira (12 de novembro) ao vice-presidente Jerson Domingos, que se despediu da Corte em razão de sua aposentadoria compulsória.
A homenagem simbólica ocorreu durante a 11ª sessão plenária de 2025, com a presença dos conselheiros Iran Coelho das Neves, Osmar Jeronymo, Marcio Monteiro, do conselheiro substituto Célio Lima de Oliveira, e do procurador-geral de contas do Ministério Público de Contas (MPC), João Antônio de Oliveira Martins Junior. O conselheiro Waldir Neves participou de forma virtual.
Durante a solenidade, foi exibido um vídeo institucional em homenagem ao conselheiro, relembrando sua trajetória e despertando forte emoção entre os presentes. O presidente Flávio Kayatt também leu uma carta da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), em que a entidade reconhece a contribuição de Jerson Domingos ao controle externo brasileiro:
“O encerramento de um ciclo não representa o fim de uma jornada, mas a consagração de uma história que permanece viva na memória das instituições e de todos aqueles que tiveram a honra de acompanhar sua atuação”, diz o documento.
Com 30 anos de vida pública, sendo 20 no Parlamento Estadual — onde foi deputado e presidente da Assembleia Legislativa — e 10 dedicados ao TCE-MS, o conselheiro Jerson Domingos deixa uma marca reconhecida por diálogo, orientação técnica e humanização da fiscalização.
Durante sua gestão como presidente da Corte, Jerson implantou um modelo de trabalho voltado à orientação preventiva aos gestores públicos, priorizando a cooperação técnica e o fortalecimento da transparência.
“Um legado que fica para a história dos Tribunais de Contas do País”, destacou o procurador-geral João Antônio de Oliveira Martins Junior, em discurso.
Entre as principais realizações de sua gestão está o Programa Integrado pela Garantia dos Direitos da Primeira Infância (PPI), reconhecido nacionalmente como modelo de atuação interinstitucional.
O projeto une municípios, órgãos de controle e gestores públicos em torno do objetivo de garantir um início de vida digno, saudável e com acesso à educação e cuidados básicos, conforme o Marco Legal da Primeira Infância. A iniciativa consolidou-se como o principal legado social de sua atuação no TCE-MS.
Visivelmente emocionado, Jerson Domingos expressou gratidão aos colegas de Corte e aos servidores:
“Sou grato a Deus por me conceder esta oportunidade. Considero-me um dos afortunados por ter recebido carinho, respeito e consideração. Retribuo tudo isso com uma única palavra: gratidão. No momento da minha partida, peço apenas uma coisa: que reservem em seus corações um espaço para Jerson Domingos. Que Deus os abençoe”, declarou.
A sessão também incluiu a relatoria de sete processos de recursos ordinários e uma Proposição, relatada pelo corregedor-geral, conselheiro Marcio Monteiro. Após a publicação no Diário Oficial Eletrônico da Corte de Contas, os gestores citados poderão apresentar pedido de recurso ou revisão, conforme os casos.
Com a aposentadoria de Jerson Domingos, o Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul encerra um ciclo de liderança ética e orientativa, e preserva o legado de um conselheiro cuja atuação foi pautada pela cooperação institucional e pela defesa das futuras gerações.
Confira na íntegra a sessão do Pleno no link https://www.youtube.com/live/6Tq1vO3rq9E
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Ministros do STF suspeitam de gravação clandestina em sessão reservada sobre saída de Toffoli
Leia Mais
Abono do PIS/Pasep começa a ser pago dia 16 com novas regras de renda
Leia Mais
Lula veta presença de ministros em desfile no Rio que homenageia sua trajetória
Leia Mais
Pantabio avança em pesquisa para levar bioinsumo pantaneiro ao setor florestal de MS
Municípios