Meio Ambiente / Sustentabilidade
Suzano reforça vigilância e quase dobra rede contra incêndios florestais em Mato Grosso do Sul
Com 56 torres de videomonitoramento e mais de 250 brigadistas, empresa investe em proteção de florestas e áreas de conservação
29/07/2025
11:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Com o avanço da estiagem e o aumento do risco de incêndios florestais, a Suzano — maior produtora global de celulose — ampliou significativamente sua estrutura de combate ao fogo em Mato Grosso do Sul. A empresa praticamente dobrou o número de torres de videomonitoramento, saltando de 30 para 56 unidades, que atuam 24 horas por dia na detecção e resposta a focos de incêndio.
As novas torres, com entre 54 e 72 metros de altura, estão equipadas com câmeras 360º e inteligência artificial embarcada, permitindo a identificação de focos de fogo em um raio de até 15 km. As imagens são enviadas em tempo real para as Centrais de Monitoramento de Três Lagoas e Ribas do Rio Pardo, onde as equipes organizam ações imediatas de resposta, coordenando as atividades dos brigadistas.
“Nosso trabalho vai além da proteção dos ativos florestais. Combater incêndios é proteger a biodiversidade, a fauna e as comunidades vizinhas”, afirma Amarildo José Nunes, gerente de Inteligência Patrimonial da Suzano em MS.
A empresa mantém no estado uma brigada com mais de 250 profissionais treinados, além de contar com aeronaves de prontidão, caminhões-pipa de até 18 mil litros, caminhonetes 4x4, kits de emergência e equipamentos de proteção individual posicionados em pontos estratégicos.
Durante o período crítico da seca, essas equipes ficam de sobreaviso para reagir rapidamente e evitar que incêndios se alastrem para áreas ambientalmente sensíveis, como matas nativas e zonas de proteção permanente.
“Sabemos que, na seca, o fogo se espalha com facilidade. Nosso sistema robusto visa preservar o patrimônio ecológico do estado”, reforça Amarildo.
A Suzano possui 1,136 milhão de hectares em Mato Grosso do Sul, sendo 327 mil hectares destinados exclusivamente à conservação da biodiversidade, incluindo áreas de vegetação nativa e proteção permanente. A iniciativa integra o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável.
A filosofia da companhia, segundo Amarildo, é clara:
“Só é bom para nós se for bom para o mundo”.
A Suzano é líder mundial na produção de celulose e referência em inovação com matéria-prima renovável. No Brasil, lidera o mercado de papel higiênico e atua com marcas como Neve®, Pólen®, Mimmo® e Suzano Report®. Com operações em quatro continentes e produtos presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, a empresa soma mais de 100 anos de história e ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos EUA (SUZ).
Saiba mais: suzano.com.br
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Ex-prefeito de Nioaque é condenado por nepotismo após nomear cunhada e esposa de chefe de gabinete
Leia Mais
Três Lagoas encerra 2025 com última edição do “Oportunidade em Movimento” no Jardim Oiti
Leia Mais
Junior Mochi solicita reforço de veículos para as forças de segurança em Costa Rica, Chapadão do Sul e Dourados
Leia Mais
Com apoio da Suzano, Ribas do Rio Pardo lança protocolos de atendimento a mulheres vítimas de violência
Municípios