Campo Grande (MS), Domingo, 20 de Julho de 2025

Esportes / Luto

Morre José Maria Marin, ex-presidente da CBF, aos 93 anos em São Paulo

Político e dirigente foi condenado por corrupção nos EUA e presidiu a CBF entre 2012 e 2015

20/07/2025

07:30

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

Faleceu na madrugada deste domingo (20), aos 93 anos, o ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin, em São Paulo. A causa da morte não foi divulgada oficialmente. Segundo informações iniciais, o velório e o enterro ocorrerão de forma reservada, com presença restrita a familiares e amigos próximos, ainda neste domingo na capital paulista.

Trajetória política e esportiva

Formado em Direito, Marin iniciou sua carreira como vereador e deputado estadual por São Paulo nas décadas de 1960 e 1970. Em 1982, chegou a ocupar o cargo de governador do Estado, substituindo Paulo Maluf, que havia deixado o posto para disputar eleições nacionais.

No esporte, foi presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF) até 1988 e, como dirigente, chefiou a delegação brasileira na Copa do Mundo de 1986, realizada no México.

Em 2012, após a renúncia de Ricardo Teixeira, Marin assumiu a presidência da CBF, cargo que ocupou até 2015. Durante sua gestão, participou da preparação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil.

Prisão nos EUA e retorno ao Brasil

O nome de José Maria Marin ganhou repercussão internacional ao ser um dos alvos da operação do FBI em 2015, que investigava casos de corrupção na Fifa. O ex-dirigente foi preso na Suíça e posteriormente extraditado para os Estados Unidos, onde foi julgado e condenado por envolvimento em esquemas de propina ligados à comercialização de direitos de transmissão e marketing esportivo.

Marin permaneceu detido até 2020, quando foi libertado durante a pandemia de Covid-19 e retornou ao Brasil.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: