Política
Eduardo Bolsonaro ataca Tarcísio por articulação com empresários sobre tarifaço de Trump
Deputado diz que postura do governador esvazia pressão por anistia e critica “subserviência servil às elites”
15/07/2025
14:00
DA REDAÇÃO
©REDES SOCIAIS
O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) voltou a causar polêmica ao criticar publicamente o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), por tentar articular com empresários uma resposta diplomática ao tarifaço de 50% imposto pelos Estados Unidos aos produtos brasileiros. Segundo Eduardo, a postura de Tarcísio enfraquece a pressão por uma anistia ampla aos acusados de tentativa de golpe, incluindo seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
“Prezado governador @tarcisiogdf, se você estivesse olhando para qualquer parte da nossa indústria ou comércio, estaria defendendo o fim do regime de exceção que irá destruir a economia brasileira e nossas liberdades. Mas como, para você, a subserviência servil às elites é sinônimo de defender os interesses nacionais, não espero que entenda”, escreveu Eduardo nas redes sociais.
Após inicialmente responsabilizar o governo Lula (PT) pelo agravamento da relação com os EUA, o governador paulista adotou um tom mais conciliador nos últimos dias, elogiando a diplomacia federal e defendendo uma ação conjunta entre União e estados.
Nesta terça-feira (15), Tarcísio reuniu-se no Palácio dos Bandeirantes com ao menos 15 empresários paulistas, incluindo Paulo Skaf (Republicanos), e com o encarregado de negócios da Embaixada dos EUA, Gabriel Escobar, para discutir os impactos econômicos da nova tarifa. Esta é a segunda reunião com a embaixada americana, sendo a primeira realizada na última sexta-feira (11), em Brasília.
Enquanto a crise comercial se intensifica, o vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB), também convocou duas reuniões emergenciais com representantes do setor privado, nesta terça-feira, para discutir a estratégia do Brasil frente à medida norte-americana, considerada uma retaliação política do presidente Donald Trump.
Eduardo Bolsonaro ataca Tarcísio por buscar mediação com empresários e EUA.
Governador paulista defende articulação institucional para minimizar prejuízos do tarifaço.
Reunião com empresários e diplomata norte-americano ocorre no Palácio dos Bandeirantes.
Alckmin lidera articulação federal com setor produtivo em Brasília.
Trump impôs tarifa de 50% sobre exportações brasileiras a partir de 1º de agosto.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
PT projeta candidatura própria ao governo de MS com Zeca do PT ou Fábio Trad
Leia Mais
O fantasma da redação do Diário da Serra
Leia Mais
Bolsonaro pode ser preso após julgamento no STF? Entenda os cenários possíveis
Leia Mais
Quem são os ministros que vão julgar Bolsonaro no STF: conheça a composição e o rito do julgamento
Municípios